Estratégias pedagógicas na orientação de trabalhos acadêmicos em contexto sala de aulas no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0702.04

Palavras-chave:

Estratégia Pedagógica, Orientação, Trabalho Acadêmico

Resumo

No processo de orientação de trabalhos acadêmicos, é recorrente a constatação, por parte dos docentes, das dificuldades dos estudantes na elaboração de trabalhos científicos, uma vez que essa prática requer atenção, empenho, compreensão e postura crítica. Muitos discentes não se encontram suficientemente preparados para essa actividade, evidenciando fragilidades especialmente na capacidade de interpretação. Tal realidade é observada entre os estudantes do Instituto Superior Politécnico Maravilha (ISPM) em Benguela, em particular os do 3.º ano do curso de Ensino Primário, que demonstram dificuldades em diversas disciplinas do plano curricular, quanto à estruturação, procedimentos metodológicos e citações, situações que em alguns casos decorrem da ausência de uniformidade na orientação oferecida pelos docentes. Diante disso, a questão norteadora é: que estratégias pedagógicas podem ser implementadas para aprimorar a orientação de trabalhos acadêmicos aos estudantes? O objectivo consistiu em analisar as estratégias pedagógicas que efectivamente contribuam para o aprimoramento do processo de orientação desses trabalhos. O estudo fundamenta-se em um paradigma interpretativo e descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa, possibilitando a identificação de problemas em contextos específicos, tendo em conta autores como Sampieri, Collado e Lucio, Vieira e Mendes. Os resultados indicam que as estratégias pedagógicas mais eficazes incluem a capacitação docente para o uso de tecnologias de informação e comunicação, a realização de seminários metodológicos de superação, a promoção da troca de experiências entre docentes, a participação em actividades de investigação científica. Recomenda-se a manutenção de uma filosofia de orientação consistente, com linguagem unificada.

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

Antunes da Silva, M. do C. P. ., & Ngando, C. R. M. . (2025). Estratégias pedagógicas na orientação de trabalhos acadêmicos em contexto sala de aulas no ensino superior. Revista Angolana De Ciencias, 7(2), e070204. https://doi.org/10.54580/R0702.04

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