A Formação Pedagógica no Ensino superior: a Percepção dos Professores na 6ª Região Académica, Angola
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0501.06Palavras-chave:
Formação Pedagógica, Perceção, ProfessoresResumo
A pesquisa partiu das reflexões objectivas que se registam no complexo processo de ensino-aprendizegem que ocorre em instituições não vocacionadas à docência. Daí a questão inicial, qual é a percepção dos professores da 6ª região académica quanto a formação pedagógica dos professores no ensino superior? Como objectivo geral, procurou-se compreender a partir da percepção dos professores da 6ª região académica, a formação pedagógica no ensino superior; como objectivos específicos: identificar as competências para a docência no ensino superior; caracterizar as estratégias actuais da formação pedagógica nos docentes da faculdade de direito; descobrir as percepções e motivações dos professores da faculdade de direito na formação pedagógica para o exercício da profissão docente; identificar as expectativas e interesses dos professores na formação pedagógica. Como objecto de pesquisa a formação pedagógica no ensino superior. Como campo de acção, circunscreveu-se na 6ª região académica. A pesquisa teve como abordagem qualitativa. O instrumento de diagnóstico aplicado foi a entrevista semi-estruturada com quatro categorias à três professores escolhidos aleatoriamente e que se mostraram disponíveis para a gravação. O método de tratamento de dados foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram a motivação excelente dos professores para a superação pedagógica, pelo facto de no plano de estudos do curso de Direito não existir cadeiras que municiem e habilitem o exercício da docência, porém deve haver a valorização dos professores universitários, a fim de que não abracem com mais acutilância a actividade liberal de advocacia em detrimento da docência.
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