A Pedagogia da Diversidade. Perspectivas atuais
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0501.05Palavras-chave:
Pedagogia, Pedagogia da Diversidade, Inclusão, DiversidadeResumo
O século XXI também alcançou movimentos de ideias, que não se tornaram tendências, e que se juntam às que foram mencionadas acima, tais como: construtivismo (de diferentes nuances), holismo ambiental, pensamento complexo, pedagogia crítica (com suas variantes) e a chamada pedagogia da diversidade, entre outras polêmicas, que oferecemos neste estudo para análise crítica pela comunidade pedagógica nacional e internacional. Para enfrentá-lo, têm sido utilizados com um conjunto de métodos de pesquisa macrossocial e microssocial com ênfase nos qualitativos, favorecidos de seus procedimentos metodológicos e de investigação científica. O estudo reflete sobre o papel da Pedagogia da Diversidade como elemento unificador da inclusão educacional para enfrentar as mudanças que estão vindo na formação de profissionais exigidos pelo século XXI.
Downloads
Referências
Chávez, J. y Pérez, L. (2015): Fundamentos de pedagogía general, parte I, Texto para la carrera de Pedagogía- Psicología. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Chávez, J. y Pérez, L. (2018): Antología de grandes pedagogos cubanos. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Comenio, J. (1998). Didáctica Magna. Octava edición. México: Editorial Porrúa.
De Saint-Exupéry, A. (1943). El principito. Costa Rica: Editorial digital.
Martí, J. (1883). Escuela de electricidad. Tomo.28. Nueva York: Editorial La América.
Pérez L. y colaboradores (2012). Naturaleza y alcance de la Pedagogía cubana. Reflexiones y debates actuales Editorial Pueblo y Educación.
Tedesco, I. (1995). El nuevo pacto educativo, educación, competitividad y ciudadanía. Madrid: Editorial Anaya.
Unesco. (2022). Educación inclusiva. https://www.unesco.org/es/education/inclusion/need-know
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.