Professores, tecnologias educativas e COVID-19: realidades e desafios em Angola
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0202.06Palavras-chave:
Professor, COVID-19, Educação, Tecnologia educativaResumo
A pandemia da COVID-19 afectou os sistemas educativos em todo mundo, provocando o encerramento generalizado das escolas. A socialização dos professores com as ferramentas tecnológicas e o uso de plataformas digitais foram adoptados como estratégias para a continuidade da acção educativa em muitas realidades. Para o caso angolano, adoptaram-se estratégias, tais como as tele-aulas e o aconselhamento das famílias para o desenvolvimento de actividades educativas no contexto domiciliar. O presente estudo teve como propósito averiguar o nível de socialização dos professores com as tecnologias educativas para apoiar o processo de ensino-aprendizagem num contexto de isolamento físico imposto pela COVID-19. Metodologicamente tratou-se de um estudo assente no paradigma quantitativo, com recurso a análise documental e bibliográfica, tendo os dados sido recolhidos por meio de um inquérito por questionário, respondido por uma amostra de 69 professores de oito Províncias. Os principais resultados demonstram que na realidade a escassez de recursos tecnológicos e a falta de habilidades digitais requeridas por parte dos professores funcionam como entrave a uma desejável socialização com as tecnologias educativas. Por esse motivo, o reforço das competências dos professores no que diz respeito ao uso das tecnologias educativas, a inclusão de recursos digitais nas escolas e a quebra de paradigmas convencionais são apontados como grandes desafios presentes e futuros do sistema de educação e ensino em Angola, no sentido de se contribuir para a evolução e revolução das escolas.
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