Análise sobre o direito à educação na lei de base do sistema de educação e ensino n° 17/16 de 7/10/2016 e sua relação com a constituição de Angola
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0102.12Palavras-chave:
Educação, Comparação, Constituição e Lei de Bases do Sistema de Educação e EnsinoResumo
O presente artigo procura fazer uma reflexão pontual, actual, actuante e exigente para os fazedores da educação em pleno século XXI, pois permite entender as políticas educativas emanadas desde os documentos reitores e orientadores do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de fazer um estudo comparada entre a Constituição de Angola e a recente Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino de Angola, a Lei 17/16 de 7 de Outubro, fazendo uma análise crítico-analítica sobre os pontos ai contidos desde o seu ideal à práxis educativa angolana. Para o seu alcance foram utilizados métodos comparativos, analítico-sintético, indutivo-dedutivo e análise documental, cujos resultados revelam que há uma certa distância entre o ideal plasmado nos documentos reitores e o que se materializa na prática educativa.
Downloads
Referências
Carmo, H. (1999). Dimensões sociais da educação. Lisboa.
Chikela, C. P. (2017a). Apontamentos de Educação Comparada. Escola Superior Pedagógica do Bié. Cuito: Departamento de Ciências da Educação.
Chikela, C. P. (2017b). O professor hoje. Artigo de opinião. Jornal de Angola, 17 de Setembro.
Comenius, J. A (2006). Didáctica Magna ou a arte de ensinar tudo a todos. Lisboa.
Constituição da República de Angola. 2010
Delors, J. (1998). Relatório da UNESCO para a educação no século XXI. S. Paulo.
Libâneo, J. C.(2008). Pedagogia e Pedagogos para quê? S. Paulo.
Lei 17/16 de 7 de Outubro. Lei de Base do Sistema de Educação e Ensino. Mined: Angola.
Massón, M. (2003). Educación Comparada. Habana: Cuba.
Meksenas, P. (2003). Sociologia da Educação, uma introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 11ª ed. S. Paulo: editora Loyola.
Mialaret, C.(1976). As Ciências da Educação. Lisboa: Moraes edit.
Ngaba, A. V. (2012). Políticas Educativas em Angola (1975-2005), entre o gobal e o local: o sistema educativo mundial. Porto: SEDIECA.
Oliveira, J. H. B. (1997). Filosofia, Psicanálise e Educação. Coimbra: Livraria Almeida.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.