A Educação Histórica no Ensino Primário angolano: uma análise centrada no programa da 6.ª classe
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0301.07Palavras-chave:
Educação Histórica, Ensino Primário Angolano, Programa de História da 6.ª classe, Agendas internacionais e nacionaisResumo
Este estudo centra-se na Educação Histórica no Ensino Primário em Angola e visa compreender os pressupostos político-normativos internacionais (agenda 2030, 2063) e nacionais (PND 2018-2022/Educar-Angola 2030), e teóricos sobre o ensino da História e seu currículo, subjacentes ao Programa da disciplina na 6.ª classe. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, que recorreu à análise de conteúdo do Programa actual com base numa grelha elaborada e validada por duas especialistas em Didáctica e Desenvolvimento Curricular da História. Os resultados indicam que, à semelhança do que se encontrou para o Programa da 5.ª classe, embora não corporize referências político-normativas explícitas relativas à necessidade de se trabalhar dimensões centrais dos princípios orientadores internacionais e nacionais, contempla outras, também implicitamente, que estão alinhadas com esses princípios, por exemplo, de alinhamento ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Todavia, em relação ao enquadramento teórico, e nomeadamente quanto à “natureza da cognição histórica situada”, denota-se uma reduzida adequação. Do mesmo modo, verifica-se alguma inconsistência curricular, nomeadamente em relação aos elementos nucleares do Programa. Assim, à luz destes resultados e das perspetivas aqui mobilizadas e discutidas, sugere-se que os materiais curriculares em desenvolvimento no País incorporem estes aspectos.
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