O dilema da avaliação quantitativa versus avaliação qualitativa das aprendizagens nas escolas de angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0601.06

Palavras-chave:

Escola, aprendizagem, avaliação qualitativa, avaliação quantitativa

Resumo

A dinâmica social, politica, económica, cultural e tecnológica que Angola vem atravessando nos últimos anos, decorrentes das mudanças globais e locais, verificadas em todos os domínios apresentados, sugerem a reformulação e/ou (re) adaptação dos fins e objectivos da educação do país, para que cada vez mais, possamos formar os cidadãos com a preparação integral necessária a uma eficaz integração na sociedade global. Neste sentido, em Angola, através do Ministério de tutela, tem-se vindo a desenvolver um conjunto de medidas tendentes a adequar à qualidade da educação exigida pelos padrões internacionais definidos pela Unesco. E como medida de aferição destes indicadores, em todo o país, está a introdução, de forma faseada, desde o ano lectivo 2021/2022, dos exames nacionais uniformizados em todos os níveis do ensino geral. Nesta perspectiva, o presente artigo procura reflectir sobre a problemática da avaliação sumativa e o seu peso na percentagem da nota final que permite a promoção do aluno, bem como a autonomia do docente que trabalhou com o aluno durante todo o ano na hora da atribuição da nota final. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e observação participante associada a reflexão teórica. As considerações finais sinalizam a necessidade de se propor um amplo debate em torno dessa avaliação focada unicamente em aspectos quantitativos que elimina, por completo, a vertente qualitativa na atribuição da nova final dos alunos para a sua aprovação ou reprovação.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Leitão, F. J. P. (2024). O dilema da avaliação quantitativa versus avaliação qualitativa das aprendizagens nas escolas de angola. Revista Angolana De Ciencias, 6(1), e060106. https://doi.org/10.54580/R0601.06

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