Preparação metodológica dos professores para o trabalho de orientação profissional dos estudantes do curso de matemática do ISCED-Huambo
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0301.02Palavras-chave:
orientação profissional, preparação metodológica, ISCED-HuamboResumo
O presente artigo é parte da dissertação de mestrado, e teve como objectivo diagnosticar as insuficiências que professores do ISCED do Huambo apresentam para a realização do trabalho de orientação profissional desde o processo de ensino – aprendizagem e, a partir deste diagnóstico, elaborar acções metodológicas que contribuam para a preparação metodológica dos professores, para o trabalho de orientação profissional dos estudantes do primeiro ano do curso de Matemática do ISCED – Huambo. Na elaboração deste trabalho foram empregues métodos de investigação de nível teórico como: Histórico-lógico, análise-síntese, enfoque de sistema, indução-dedução; de nível empírico como: observação, análise documental, entrevista, questionário e por último o método estatístico-matemático. Os resultados do diagnóstico demonstram claramente as insuficiências que maior parte dos professores apresenta para realizar o trabalho de orientação profissional desde o processo de ensino - aprendizagem.
Downloads
Referências
Alves, M. (2012). Metodologia Científica. Lisboa: Escolar Editora.
Bello, J. (2005). Metodologia Científica: Manual para elaboração de textos
Cueli, J. (1973). Vocación y afectos. México: Editorial Limusa. Walley. S.A.
Chipindo, P. C. M. (2020). A preparação dos professores para o trabalho metodológico de orientação profissional dos alunos do Instituto Técnico Agrário do Huambo. RAC: Revista Angolana De Ciências, 2(1), 06-31.
Eco, U. (2007). Como se faz uma Tese em Ciências Humanas. 13 ed. Lisboa: Editora Presença.
Educação, M. (2016). Lei de Base do Sistema de Educação de Angola 17/2016. República de Angola: Luanda.
Finerman, G. (1968). Psicotecnia y orientación profesional. Buenos Aires: Editorial El Ateneo.
González, V. (2003). La orientación profesional desde la Perspectiva Historico-Cultural del Desarrollo Humano . Habana: Revista Cubana de Psicologia.
Kapitiya, F. (2014). A,B,C. de Metodologia de Investigação Científica. Lobito: Secretariado Diocesano de Pastoral.
Parsons, F. & Fingermann (1968). Choosing a vocation. Boston, MA: Houghton Mifflin.
Ramos, S., & Naranjo, E. (2014). Metodologia de Invetigação Cientifica. Angola: Escolar Editora.
Savilombo, A. (2018). Potencialidades que a aula oferece para a orientação profissional. Revista Órbita Pedagógica. 5(3), 54-61.
Sierra, V., & Zayas, C. (1998). Metodologia de la investigação Científica. Centro de Estudios de Educacion Superior "Manuel F. Gran". Universidade do Oriente. Cuba: Santiago de Cuba.
Soares, D. (1993). Pensando e Vivendo a Orientação Profissional. São Paulo Summs Editorial.
Super, D. E. (1968). The psychology of careers: An introdution to vocational development. New York.
Super, D., Ginzberg, C., & Hará, A. (1978). Vocatinal development in adolescence and early adulthood: Tasks and behaviors .
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.