Estratégias de aprendizagem utilizadas nos cursos de formação de professores: Um estudo com estudantes do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0302.08Palavras-chave:
Estratégias de aprendizagem, Ensino superior, Formação de professoresResumo
No contexto actual, dada a quantidade de informação que se gera em cada momento e a facilidade de acesso da mesma, espera-se que os estudantes disponham de uma variedade de estratégias de aprendizagem para a melhor condução da sua aprendizagem. O presente estudo teve como objectivo averiguar as estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes que frequentavam os cursos de Ensino de Biologia e Ensino de Geografia no ano lectivo 2018, no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo (ISCED-Huambo). Participaram 60 estudantes do 4º ano, inscritos para o estágio pedagógico. Os dados foram recolhidos por meio de uma Escala de Estratégia de Aprendizagem do tipo Likert composta por 48 itens. A coleta de dados foi realizada presencialmente. Para a análise dos dados, foram calculadas as frequências apresentadas pelos participantes em relação ao uso das estratégias de aprendizagem cognitivas, metacognitivas e ausência de estratégia. Verificou-se que os estudantes possuem um conhecimento superficial sobre as estratégias de aprendizagem e uma série de estratégias cognitivas e metacognitivas não têm sido utilizadas com frequência e regularidade. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam com reflexões não apenas dos estudantes, mas também do corpo docente, visando fortalecer a qualidade de formação que é ministrada a nível dos cursos de formação de professores e encontrar metodologias que permitem aos estudantes conhecerem as várias estratégias de aprendizagem, saber quando e como utilizá-las.
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