Contribuições para a transformação digital no ensino superior em Angola
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0401.01Palavras-chave:
transformação digital, digitalização, ensino superior, tecnologia digital, gestão estratégicaResumo
A transformação digital tem provocado alterações na organização, estrutura, funcionamento e cultura das organizações e nas suas relações internas e com os usuários de seus produtos e serviços. Com o surgimento da pandemia da COVID-19 esse fenómeno sofreu aceleração, como consequência do uso de tecnologias digitais, para facilitar as intervenções necessárias à sua prevenção, tratamento e controlo à escala global. No entanto, embora existam vários estudos que abordam a transformação digital, o seu entendimento e aplicação é vista de forma diferente por diversos actores. Com base numa breve revisão da literatura e com o objectivo promover a investigação e contribuir para acelerar a transformação digital em Angola, são discutidas as bases conceptuais para a sua implementação no ensino superior. Tendo em conta os dados obtidos que relatam diferenças entre países, contextos e instituições, são sugeridos alguns desafios e prioridades como ponto de partida para uma discussão e elaboração de uma estratégia de transformação digital no ensino superior em Angola. Conclui-se que as instituições de ensino superior devem ter um papel fundamental na preservação e acumulação do conhecimento existente sobre a transformação digital, na sua aplicação em todos os seus processos substantivos e na formação de novos profissionais adaptados a era digital em todas as áreas do conhecimento e não se limitarem apenas ao uso da tecnologia aplicada aos métodos de aprendizagem.
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