Contribuições para a transformação digital no ensino superior em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0401.01

Palavras-chave:

transformação digital, digitalização, ensino superior, tecnologia digital, gestão estratégica

Resumo

A transformação digital tem provocado alterações na organização, estrutura, funcionamento e cultura das organizações e nas suas relações internas e com os usuários de seus produtos e serviços. Com o surgimento da pandemia da COVID-19 esse fenómeno sofreu aceleração, como consequência do uso de tecnologias digitais, para facilitar as intervenções necessárias à sua prevenção, tratamento e controlo à escala global. No entanto, embora existam vários estudos que abordam a transformação digital, o seu entendimento e aplicação é vista de forma diferente por diversos actores. Com base numa breve revisão da literatura e com o objectivo promover a investigação e contribuir para acelerar a transformação digital em Angola, são discutidas as bases conceptuais para a sua implementação no ensino superior. Tendo em conta os dados obtidos que relatam diferenças entre países, contextos e instituições, são sugeridos alguns desafios e prioridades como ponto de partida para uma discussão e elaboração de uma estratégia de transformação digital no ensino superior em Angola. Conclui-se que as instituições de ensino superior devem ter um papel fundamental na preservação e acumulação do conhecimento existente sobre a transformação digital, na sua aplicação em todos os seus processos substantivos e na formação de novos profissionais adaptados a era digital em todas as áreas do conhecimento e não se limitarem apenas ao uso da tecnologia aplicada aos métodos de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Alhubaishy, A., Aljuhani, A. (2021). The challenges of instructors’ and students’ attitudes in digital transformation: A case study of Saudi Universities. Education and Information Technologies 26:4647–4662. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10491-6

Brooks D.C., McCormack, M. (2020). Driving Digital Transformation in Higher Education . ECAR research report. Louisville, CO: ECAR.

Conrad, A., Oberc, H., Wannöffel, M., Kuhlenkötter, B. (2020). Interdisciplinary scientific study program “Digital Transformation” for workers´ representatives. Procedia Manufacturing 45: 331–336.

Deja, M., Rak, D., Bell, B. (2021). Digital transformation readiness: perspectives on academia and library outcomes in information literacy. The Journal of Academic Librarianship 47:102403. https://doi.org/10.1016/j.acalib.2021.102403

Gong, C., Ribiere, V. (2021). Developing a unified definition of digital transformation. Technovation 10:102217. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2020.102217

Jackson, N. C. (2019). Managing for competency with innovation change in higher education: Examining the pitfalls and pivots of digital transformation. Business Horizons 62, (6)761-772. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2019.08.002

Mergel, I., Edelmann, N., Haug, N. (2019). Defining digital transformation: Results from expert interviews. Government Information Quarterly 36:101385. https://doi.org/10.1016/j.giq.2019.06.002

Pacheco, R. C. S., dos Santos, N., Wahrhaftig, R. (2020). Transformação digital na Educação Superior: modos e impactos na universidade. Revista NUPEM 12, (27)94-128. https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.27.94-128

Pittaway, J. J., Montazemi, A. R. (2020). Know-how to lead digital transformation: The case of local governments. Government Information Quarterly 37:101474. https://doi.org/10.1016/j.giq.2020.101474

Rodríguez-Abitia. G., Bribiesca-Correa, G. (2021). Assessing Digital Transformation in Universities. Future Internet 13(2), 52. https://doi.org/10.3390/fi13020052

Shackleton L, Mann R. (2021). COVID-19 and the digital divide in higher education: A Commonwealth perspective. In: Baker D, Ellis L (2021). Libraries, Digital Information, and COVID. Association of Commonwealth Universities. Elsevier Ltd. https://doi.org/10.1016/B978-0-323-88493-8.00015-X

Sousa M. J., Rocha, A. (2019). Digital learning: Developing skills for digital transformation of organizations. Future Generation Computer Systems 91:327–334. https://doi.org/10.1016/j.future.2018.08.048

Supriyono, F. M. (2021). Dynamic Monitoring and Assessment for Digital Transformation in Higher Education. In: Proceedings of the International Conference on Engineering, Technology and Social Science (ICONETOS 2020). Advances in Social Science, Education and Humanities Research 529:1-7. https://dx.doi.org/10.2991/assehr.k.210421.001

Verhoef, P. C. Broekhuizen T, Bart Y, Bhattacharya A, Dong JQ, Fabian N, Haenlein M (2021). Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research 122:889–901. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022

Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems 28:118–144. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003

Zapata Rotundo, G.J, Mirabal Martinez, A. (2018). Capacidades Dinámicas de la Organización: Revisión de la Literatura y un Modelo Propuesto. Investigación Administrativa 47, 121. Disponível em <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-76782018000100005&lng=es&nrm=iso>. Acedido em 13 de Setembro de 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Ferreira, A. V. L. (2022). Contribuições para a transformação digital no ensino superior em Angola. Revista Angolana De Ciencias, 4(1), e040101. https://doi.org/10.54580/R0401.01

Artigos Similares

1-10 de 88

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.