Abordagem prática para a utilização do software octave: transferência de calor por condução unidimensional em regime transiente
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0702.01Palavras-chave:
Recursos Digitais Educativos Abertos, Software Octave, Transferência de Calor, Soluções Gráfico-Computacionais, Aprendizagem SignificativaResumo
O presente estudo investiga a utilização do software Octave como ferramenta de apoio à aprendizagem de conceitos de transferência de calor por condução unidimensional em regime transiente. A pesquisa, de natureza mista, propõe e analisa roteiros didáticos destinados a professores e estudantes, com o objetivo de orientar o uso do software em atividades práticas. Os resultados indicam que a integração do Octave em tarefas didáticas pode favorecer a construção ativa do conhecimento, permitindo a visualização de soluções gráfico-computacionais e o desenvolvimento do pensamento computacional. A análise sugere que a mediação do professor é essencial para garantir que a tecnologia seja utilizada de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. O estudo destaca, ainda, a necessidade de capacitação docente para a aplicação de ferramentas digitais na modelagem e simulação de fenômenos físicos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
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