A virtualização no processo de ensino - aprendizagem das ciências exactas
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0101.08Palavras-chave:
Ensino das Ciências Exactas, Software educacional, Recurso didácticoResumo
O desenvolvimento de qualquer sociedade depende em grande medida do nível que a ciência e a técnica têm alcançado. Nas últimas décadas a computação tornou-se em uma ciência que determina a possibilidade de alcançar metas mais altas de bem-estar e prosperidade. É por isso que os recursos computacionais se fazem cada vez mais presentes no contexto escolar. Entre eles, destaca-se o emprego de softwares para o ensino das diferentes disciplinas de estudo, que em nossos dias é considerada por alguns como justificada e inevitável. Esperando que a sua utilização melhore o processo de ensino - aprendizagem das Ciências Exactas, nesta investigação, pretende-se determinar quais são os softwares a introduzir no ensino da Matemática, da Física e da Química. Especificamente para aqueles conteúdos de alto nível de abstracção, devem mostrar-se ou comprovar-se. Os métodos de nível empírico fundamentais empregados para a obtenção dos resultados foram a observação ao processo de ensino – aprendizagem das referidas disciplinas, a entrevista a professores, análise de documentos, e inquéritos aos alunos. Os resultados obtidos reflectem que é possível e preciso o uso da Informática como recurso didáctico para aprendizagem das Ciências Exactas, também constatou-se que os sofwares a serem introduzidos neste processo em um primeiro momento serão, em Matemática (Winplot, Geogebra, Derive, SPSS), em Física (Crocodile Clips, Trakers, Ides) e em Química (A Tabela Periódica interativa)
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