Actividades Experimentais de Física de Baixo Custo: Um exemplo particular na 10ª Classe do curso de Ciências Físicas e Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0602.03

Palavras-chave:

Actividades experimentais, Física, Baixo custo, 10ª Classe, Ciências Físicas e Biológicas

Resumo

A pesquisa incidiu-se em actividades experimentais, na modalidade de prática de laboratório de baixo custo, cujo objectivo, analisar a realidade dos professores no processo de ensino-aprendizagem da Física na 10ª Classe do curso de Ciências Físicas e Biológicas. Fez-se um estudo experimental na Escola do II Ciclo do Ensino Secundário Liceu 26 de Abril nº 1677 do Município do Lubango, Província da Huíla, República de Angola. Como instrumento de investigação, aplicou-se o questionário, permitindo relatar uma pesquisa com abordagem quantitativa, com o emprego do método estatístico sobre prática laboratorial. Contou-se com uma amostra de 100% no universo de 6 professores que leccionam a disciplina de Física e 25% de amostra em 367 alunos. Feito o diagnóstico, constatou-se que a instituição em causa, não possui laboratório equipado para desenvolver actividades experimentais, tanto com materiais de baixo custo, nem com materiais reciclados e, das poucas práticas de laboratório observadas, não se registou qualquer exemplo de cálculo que inclua a análise da teoria de erro para medição directa nem indirecta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Castells, M. (2000). A Sociedade em Rede - a era da informação: Economia, sociedade e cultura. México: Siglo Veinti uno Editores.

Cunha, C. R., & Fortunato, I. (2017). 50 Anos Dedicados à Pedagogia de Freinet:Um Encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio. Revista Ibero- Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 12(esp.1), 554-563. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9661

Fensham, P. J. (2004). Defining an identity : the evolution of science education as a field of research. Kluwer academic publ.

Fontaine, A. M. (2005). Motivação em Contexto Escolar. Bibliografia Nacional Portuguesa. Universidade Aberta. 1ª ed, 211-228. http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/1507463

Fraga, I. F. (2015). Clubes de Física em Escolas do Ensino Secundário de Benguela. Um Contributo para o Desenvolvimento de Novas Estratégias de Ensino em Angola. Dissertação de Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Lobo, A., & Lobo, E. (2007). Física 10ª Classe. 1ª ed. Texto Editores, Lda.

Retrato, I. L. J. (2015). Las Actividades Experimentales de Física en la Formación de Profesores del Segundo Ciclo de Luanda, República De Angola. Tesis de Doctor en Ciencias Pedagógicas. Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”. Facultad de Ciencias. Habana.

Silvestrin, P. (2012). Método Montessori e Inclusão Escolar: Articulações Possíveis. Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos. Monografia de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

da Costa, D. V. (2024). Actividades Experimentais de Física de Baixo Custo: Um exemplo particular na 10ª Classe do curso de Ciências Físicas e Biológicas. Revista Angolana De Ciencias, 6(2), e060203. https://doi.org/10.54580/R0602.03

Artigos Similares

1-10 de 61

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.