Serviços bancários online: análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0301.10

Palavras-chave:

Banca, Internet Banking, qualidade dos sites, utilização dos canais online, Angola

Resumo

A banca eletrónica constitui um veículo primordial de comunicação com os clientes, promovendo uma maior eficiência e rapidez na realização de um conjunto alargado de operações. No presente estudo foram analisadas 395 respostas de um inquérito realizado a clientes bancários angolanos. Foi efetuada uma análise descritiva dos resultados e posteriormente recorreu-se à Análise de Componentes Principais da Análise Fatorial (ACPAF) de onde se identificaram dois factores responsáveis por 68,352% da variância total explicada na Análise fatorial: a importância da utilização da Internet e do seu acesso e a facilidade de utilização dos meios digitais. O objetivo principal deste artigo é o de contribuir com sugestões que visam incentivar a utilização dos canais remotos, para que o serviço de Internet Banking seja o canal preferencial de comunicação entre bancos e clientes, em detrimento da presença física destes nos balcões. Os resultados evidenciam que os bancos devem apostar numa maior promoção da utilização do Internet Banking, pois existe um mercado recetivo a tal.

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Publicado

2021-06-30

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Pacheco, L. M., Capitamolo, E. F., & Tavares , F. O. (2021). Serviços bancários online: análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos. Revista Angolana De Ciencias, 3(1), 189-216. https://doi.org/10.54580/R0301.10

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