Caracterização dos instrumentos de avaliação das aprendizagens dos estudantes do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0203.04Palavras-chave:
Caracterização, Aprendizagem significativa, Instrumentos de avaliação, DiversificaçãoResumo
Este trabalho tem como objectivo caracterizar os instrumentos de avaliação das aprendizagens dos estudantes do ISCED-Huambo, identificando modelos instrumentais de avaliação, para o melhoramento desse processo na instituição em referência. A partir do objectivo proposto, abordou-se primeiramente sobre os aspectos relacionados com aprendizagem, avaliação das aprendizagens, caracterização dos instrumentos de avaliação das aprendizagens, para aferir a qualidade do processo formativo institucional. De seguida, a abordagem reflectiu-se na fundamentação metodológica onde foram tratados e aplicados diversos métodos teóricos e empíricos, que serviram para identificar diferentes formas de avaliação. A análise e interpretação dos resultados foram feitas a partir dos dados recolhidos dos professores, do corpo directivo por meio do questionário e também outros dados recolhidos a partir da análise documental. Através da caracterização dos instrumentos de avaliação elaborou-se algumas sugestões com vista a provocar reflexões por parte dos professores, acerca da escolha adequada do instrumento de avaliação. Este trabalho longe de ser definitivamente conclusivo e não tendo a pretensão de esgotar um assunto tão amplo, muito menos discutir todos os instrumentos de avaliação, constitui uma contribuição para o trabalho do professor em sala de aula. Sugere-se portanto, a necessidade de se trabalhar com base na diversificação dos instrumentos de avaliação, que possibilite ao estudante a aquisição de uma aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
Arredondo, S. C., & Diago, J. C. (2009). Avaliaçao educacional e promoção escolar. 20ª ed. São Paulo: Curitiba: Editora Ibpex Ltda,
Arredondo, S. C., & Diago, J. C. (2009). Práticas de avaliação educacional - materiais e instrumentos. 20ª ed. São Paulo: Curitiba: Editora Ibpex Ltda;
Both, I. J. (2008). Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avalianddo que se ensina. 2ª ed. Curitiba: Ibpex.
Dupont, P., & Ossandon, M. (1998). A Pedagogia Universitária. Portugal: Coimbra Editora Lda.
García, A. B. (1998). Métodos y técnicas cualitativas en investigación en geografía social. 6ª ed. Barcelona: Oikos-Tau.
Haydt, R. C. (2008). Avaliação do processo Ensino-Aprendizagem. São Paulo. Brasil: editora Ática.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo-Rio Grande do Sul-Brazil: Universidade Feevale.
Vasconcellos, C. d. (2003). Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança - por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.