Auditoria como Instrumento de Gestão Estratégica de Recursos Humanos: Caso da Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0502.11

Palavras-chave:

Gestão de recursos humanos, Gestão estratégica, auditoria

Resumo

É importante que se crie condições de diferenciação dos docentes ao longo da sua carreira e a avaliação de desempenho vem relatar a actuação do mesmo na prática profissional. Para a melhoria do docente e dos processos institucionais é essencial encontrar mecanismos que averiguem cuidadosamente a conformidade dos procedimentos que avaliam o próprio docente. Por este motivo este estudo tem como objectivo diagnosticar os efeitos da prática de auditoria no processo de desempenho docente nas instituições de ensino superior. Para alcance dos objectivos utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva na abordagem qualitativa e quantitativa baseada no estudo de caso. Foi possível o acesso a análise dos dados através da grelha de conformidade previamente elaborada a partir de um questionário aplicado aos docentes da Faculdade de Humanidades. Os resultados apontam que a faculdade tem relatório de auditoria positivo pois a maioria dos docentes que participaram desta pesquisa responderam de forma positiva em relação ao cumprimento da instituição acerca da avaliação do seu desempenho, o que permite concluir que há conformidade neste processo na instituição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Angola. Ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação. (2020). Decreto Presidencial 121/20 de 27 de Abril - Regime de Avaliação de Desempenho do pessoal Docente do Ensino Superior. Luanda: Imprensa Nacional.

Carmo, H. e Ferreira, M. M. Metodologia da investigação – Guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Chiavenato, I. (2010). Iniciação à administração de recursos humanos. Barueri: Manole Lda.

Costa, C. B. (2014). Auditoria Financeira. Teoria & Prática. Lisboa: Rei dos Livros.

Martins, I. N, Candeias, I. e Costa, N. (2005). Avaliação e regulação do desempenho profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Serra, L. F. R. (2018). Gestão de recursos humanos: as práticas de gestão de recursos humanos numa empresa de sector automóvel. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/20871.

Silva, A. C. T. (2009). Inovação: como criar ideias que geram resultados. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Silva, M. C. N. (2012). Gestão de recursos humanos nas organizações. Príncipios e práticas para excelência. Disponível em: http://bibliotecadigital.ipb.it/.

Tamo, K. (2019). Gerir os recursos humanos. Luanda: Edições Capatê publicações, Ltda.

Teixeira, S. (2011). Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Como Citar

Auditoria como Instrumento de Gestão Estratégica de Recursos Humanos: Caso da Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto. (2024). Revista Angolana De Ciências , 5(2), e050211. https://doi.org/10.54580/R0502.11

Artigos Similares

1-10 de 14

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.