Educação baseada em competências informacionais e digitais mediante o uso de "google workspace for education". Proposta para instituções de educação superior em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0601.02

Palavras-chave:

Competências informacionais, Competências digitais, Google Workspace For Education

Resumo

É apresentada uma reflexão sobre competências no contexto educacional, assim como uma descrição da realidade do sistema de ensino superior em Angola para o desenvolvimento de competências informacionais e digitais em alunos e professores. É recriado o método utilizado na investigação baseado numa investigação qualitativa. Um ponto importante da pesquisa é a proposta de diretrizes para o desenvolvimento de competências informacionais.  A pesquisa conclui notas sobre os elementos que desenvolvem o saber acessar a informação por meio de processos de busca e recuperação, incluindo o saber analisar e avaliar a informação. Além de também indicar competências digitais para Instituições de Ensino Superior Angolanas utilizando ferramentas Google Workspace For Education.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Angola. Instituto Nacional De Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos (INAARES). (2016). Boletim de Instituições de Educação Superior reconhecidas pela Secretaria de Estado do Ensino Superior. Luanda. Edições de Angola.

Angola. Presidência da Republica. (2018). Decreto Presidencial n.º 203/18, de 30 de Agosto Regime Jurídico da Avaliação e Acreditação da Qualidade das Instituições de Ensino Superior. Luanda: Diário da República. Iª Série n.º 133 de 30 de Agosto. 4348. Disponible en: https://lex.ao/docs/presidente-da-republica/2018/decreto-presidencial-n-o-203-18-de-30-de-agosto/

Cabero-Almenara, J., Romero-Tena, R., Barroso-Osuna, J., & Palacios-Rodríguez, A. (2020). Marcos de competencias digitales docentes y su adecuación al profesorado universitario y no universitario. RECIE. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 4(2), 137-158. https://doi.org/10.32541/recie.2020.v4i2.pp137-158

Cázares, L., & Cuevas de la Garza, J. (2016). Planeación y evaluación basada en competencias: fundamentos y prácticas para el desarrollo de competencias docentes, desde preescolar hasta el posgrado. México: Trillas.

Chacon, D. (2024). Transformación Digital y su Impacto en la Educación Superior: Competencias Tecnológicas para Docentes y Estudiantes en la Universidad Internacional San Isidro Labrador, Costa Rica. Revista El labrador, 8(01), 1-15. https://doi.org/10.61285/r.e.l.-uisil.v8i01.139

Cielo, J., Jara, M. (2024). Desarrollo de Competencias Digitales en Estudiantes Universitarios: La Propuesta Metodológica "Orienta-Tec". Ciencia latina, 8(1), 4616-4637. https://doi:10.37811/cl_rcm.v8i1.9802

Espinoza Bravo, M. G., Ríos Quiñónez, M. B., Castro Vargas, K. L., Velasco Moyano, C. B., Feijoo Mendieta, D. A. (2024). La influencia de tecnologías emergentes en la educación superior. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades 5 (1), 894 – 904. https://doi.org/10.56712/latam.v5i1.1641

Espinoza, E., Ley, N. & Guamán, V. (2019). Papel del tutor en la formación docente. Revista de Ciencias Sociales,25(3), 230-241. https://www.researchgate.net/publication/335393200_Deposito_legal_ppi_201502ZU4662

Fernández-Márquez, E., Ordóñez-Olmedo, E., Morales-Cevallos, M. y López-Belmonte, J. (2019). La competencia digital en la docencia universitaria. Barcelona: Octaedro.

Gatica-Saavedra, M., Rubí-González, P. (2021). The Master Class in the Context of the Competency-Based Educational Model. Revista Electrónica Educare, 25(1), 321-332. http://dx.doi.org/10.15359/ree.25-1.17

Hernández Sampieri , R., Fernández Collazo, C. y Baptista Lúcio , P. (2014). Metodología de investigación. Sexta edición. México: Educación McGraw Hill.

Angola. Instituto Nacional De Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos (INAARES). (2016). Boletim de Instituições de Educação Superior reconhecidas pela Secretaria de Estado do Ensino Superior. Luanda. Edições de Angola.

Lima, M. C. V., Lisbôa, G. L. P., Aquino, J. M. D., Silva, M. A. S. D., & Santos, D. C. M. D. (2018). Uso do aplicativo google classroom em disciplina de pós-graduação em enfermagem. En V CONEDU Congresso Nacional De Educação (Vol. 5). Recife, Brasil. Disponible en: http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48381 .

Losada-Sierra, M. L., & Vilalba Gómez, J. (2020). Reflexionar sobre la educación: una necesidad prioritaria frente a los cambios sociales. Revista Academia y Virtualidad, 13(1), 7-9. https://doi.org/10.18359/ravi.4671

Macías-Galeas, I. (2024). Transformación y desafíos de la educación superior en la era digital. Estrategias, metodologías y didácticas educativas/Yuyay, 3(1), 17-33. http://doi:10.59343/yuyay.v3i1.57

Navarro, A. (2007). Notas de campo: El registro y la organización de la información recogida mediante observaciones. Documento de cátedra, 40.

Oliynyk, V.V., Gushchyna, N.I., Kondratova, L., & Kasian, S.P. (2023). Developing digital competence of teachers in postgraduate education using Google Workspace for Education. CTE Workshop Proceedings.

Pinto Molina, M., & Marco, J. G. (2006). La enseñanza-aprendizaje de las competencias genéricas en el Espacio Europeo de Educación Superior: el proyecto ALFINEES. Jornadas de Innovación Docente en U. de Zaragoza.

Piza Burgos, N. D., Amaiquema Marquez, F. A., & Beltrán Baquerizo, G. (2019). Métodos y técnicas en la investigación cualitativa. Algunas precisiones necesarias. Revista Conrado, 15(70), 455-459. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v15n70/1990-8644-rc-15-70-455.pdf

Ramos, G., Chiva, I., Gómez, M. B. (2017). Las competencias básicas en la nueva generación de estudiantes universitarios: Una experiencia de Innovación. REDU. Revista de Docencia Universitaria,15(1), 37-55. https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/5909

Rodríguez-Gómez, D., Armengol, C., & Meneses, J. (2017). La adquisición de las competencias profesionales a través de las prácticas curriculares de la formación inicial de maestros. Revista de Educación, 376, 229-251. https://femrecerca.cat/meneses/publication/adquisicion-competencias-profesionales-practicas-curriculares-formacion-inicial-maestros/adquisicion-competencias-profesionales-practicas-curriculares-formacion-inicial-maestros.pdf

Salinas, J.; Pérez, A. y de Bento, B. (2008): Metodologías centradas en el alumno para el aprendizaje en red. Síntesis.

Tierz, A. S., Biedermann, A. M., Sáenz, J. S. (2016). Perfil, objetivos, competencias y expectativas de futuro profesional de los estudiantes del Grado en Ingeniería en Diseño Industrial y Desarrollo de Producto de la Universidad de Zaragoza. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 14(1), 69-98. http://ojs.upv.es/index.php/REDU/article/view/5908

Urbano, E. R., Ordoñez, B. Q., Díaz, V. M. (2016). De la competencia informacional al ciberplagio en Educación Primaria. Etic@ net. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, 16(2), 263-281. https://doi.org/10.30827/eticanet.v16i2.11924

Witt, D. (2015). Accelerate Learning with Google Apps for Education. https://danwittwcdsbca.wordpress.com/2015/08/16/accelerate-learning-with-google-apps-for-education

Zamiri, M., Ali, E. (2024). Methods and Technologies for Supporting Knowledge Sharing within Learning Communities: A Systematic Literature Review. Administrative Sciences, 14(1), 17. https://doi.org/10.3390/admsci14010017

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Valdes Lopez, Y. (2024). Educação baseada em competências informacionais e digitais mediante o uso de "google workspace for education". Proposta para instituções de educação superior em Angola. Revista Angolana De Ciencias, 6(1), e060102. https://doi.org/10.54580/R0601.02

Artigos Similares

1-10 de 54

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.