Computação criativa: uma oportunidade para a inovação educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0102.09

Palavras-chave:

Criatividade, Computação Criativa, Inovação Educativa, Tecnologias da Informação e a Comunicação

Resumo

A proliferação das novas tecnologias incrementa a necessidade de pensar criativamente, mas por outro lado têm o potencial, se forem apropriadamente utilizadas, de ajudar às pessoas a desenvolver-se como pensadores criativos. Entretanto, muitos meninos e jovens com acesso a computadores participam como consumidores e não como criadores. A utilização das novas tecnologias, em si mesma, não supõe inovação alguma, pois esta inovação deve implicar mudanças metodológicas em todo o processo de ensino. O presente trabalho tem o objectivo de analisar os benefícios que pode contribuir a integração da computação criativa no sistema educativo. No trabalho se argumenta a proposta de uma ferramenta informática para seu uso como suporte à integração da computação criativa ao currículo. Além disso, apresentam-se os resultados da integração deste tema no currículo de uma disciplina para a formação de jovens e adultos na República Bolivariana da Venezuela. Apresentam-se também materiais educativos digitais sobre computação criativa que podem ser adaptados a diferentes níveis de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barreto, N (2012). Tendencias Curriculares a considerar en los procesos de cambio educacional. Disponible en: http://dip.una.edu.ve/mpe/020dise%C3%B1ocurricular/lecturas/lecturas/Unidad_I/Tendencias_Curriculares.pdf

Brennan, K., Chung, M. y Hawson, J. (2011) Computación Creativa. Una introducción al pensamiento computacional orientado al diseño (Carlos Núñez, trad.). Disponible en: http://codigo21.educacion.navarra.es/wp-content/uploads/2014/11/computacion-creativa-con-scratch.pdf

Computer Science Teachers Association (CSTA) and International Society for Technology in Education (ISTE) (2011) Computational Thinking Leadership Toolkit, first edition. Disponible en: http://www.iste.org/docs/ct-documents/ct-leadershipt-toolkit.pdf?sfvrsn=4

Galeana, L. (2006). Aprendizaje Basado en Proyectos. Recuperado de http://ceupromed.ucol.mx/revista/PdfArt/1/27.pdf

Gobierno Bolivariano de Venezuela. Ministerio del Poder Popular de Petróleo y Minería. Fundación Misión Ribas (2004). Política Educativa. Disponible en: http://www.misionribas.gov.ve/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=17

Moursund, D. (1999). Project-Based Learning Using Information Technology. Disponible en: http://i-a-e.org/downloads/free-ebooks-by-dave-moursund/281-project-based-learning-using-information-technology/file.html

Pérez, A. (2016) Computación Creativa. Una introducción al maravilloso mundo de la creación con Scratch. Documento no publicado.

Resnick, M. (2009). Sembrando Semillas para una Sociedad más Creativa (Cristián Rizzi, trad.). Disponible en: http://web.media.mit.edu/~mres/papers/sowing-seeds-spanish-translation.pdf (Obra original publicada en 2008)

Riesco, M., Fondón, M. D., Álvarez, D., López, B., Cernuda, A. y Aquilino, J. (2014, julio). La Informática como materia fundamental en un sistema educativo del siglo XXI. Actas de las XX JENUI, Oviedo, España. Disponible en: http://www.aenui.net/jenui2014/73.pdf

Salinas, J. (2009, octubre). Innovación educativa y TIC en el ámbito universitario: Entornos institucionales, sociales y personales de aprendizaje. Comunicación presentada en II Congreso Internacional de Educación a Distancia y TIC, Lima, Perú. Disponible en: http://gte.uib.es/pape/gte/sites/gte.uib.es.pape.gte/files/Lima-salinas.pdf

ScratchEd Team [Portal Web] (2015). Computational Thinking webinars. Disponible en: http://scratched.gse.harvard.edu/content/1488

Valverde, J., Fernández, M. R. y Garrido, M. C. (2011). El pensamiento computacional y las nuevas ecologías del aprendizaje. Revista de Educación a Distancia. 46(3). Disponible en: http://www.um.es/ead/red/46/valverde_et_al.pdf

Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35. Disponible en: http://exploringcs.org/wp-content/uploads/2010/09/Wing06.pdf

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Pérez Torres, A., & González Arbella, D. E. (2019). Computação criativa: uma oportunidade para a inovação educativa. Revista Angolana De Ciencias, 1(2), 387-399. https://doi.org/10.54580/R0102.09

Artigos Similares

1-10 de 141

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.