Computação criativa: uma oportunidade para a inovação educativa
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0102.09Palavras-chave:
Criatividade, Computação Criativa, Inovação Educativa, Tecnologias da Informação e a ComunicaçãoResumo
A proliferação das novas tecnologias incrementa a necessidade de pensar criativamente, mas por outro lado têm o potencial, se forem apropriadamente utilizadas, de ajudar às pessoas a desenvolver-se como pensadores criativos. Entretanto, muitos meninos e jovens com acesso a computadores participam como consumidores e não como criadores. A utilização das novas tecnologias, em si mesma, não supõe inovação alguma, pois esta inovação deve implicar mudanças metodológicas em todo o processo de ensino. O presente trabalho tem o objectivo de analisar os benefícios que pode contribuir a integração da computação criativa no sistema educativo. No trabalho se argumenta a proposta de uma ferramenta informática para seu uso como suporte à integração da computação criativa ao currículo. Além disso, apresentam-se os resultados da integração deste tema no currículo de uma disciplina para a formação de jovens e adultos na República Bolivariana da Venezuela. Apresentam-se também materiais educativos digitais sobre computação criativa que podem ser adaptados a diferentes níveis de ensino.
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