A educação como factor de desenvolvimento humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0101.11

Palavras-chave:

educação, desenvolvimento humano, índice de desenvolvimento humano

Resumo

Neste trabalho, procura-se sistematizar alguma bibliografia referente a educação como factor de desenvolvimento humano. Começa-se por entender o conceito de educação, sua relação com o desenvolvimento humano e finalmente a posição de Angola neste ranking. Como resultado desta sistematização, constatou-se que a educação já foi definida desde o ponto de vista pedagógico e sociológica, porém, apesar da diferença de critérios os autores concordam quando colocam o homem (sujeito, criança ou povo) no centro da actividade e que por meio dela conduz a sua transformação, ao desenvolvimento das sociedades. Por outro lado, a literatura, em geral, reconhece a existência de uma inter-relação entre os níveis de educação e de desenvolvimento de um país. Deste ponto de vista, o investimento em educação pode permitir alcançar um maior nível de desenvolvimento mas também este, por sua vez, pode gerar acréscimos no nível educativo da população, em geral. Finalmente Angola encontra-se nos países com o índice de desenvolvimento humano mais baixos do Mundo, ocupando a 5ª posição desta classificação. Deverá o governo angolano investir mais seriamente na educação, saúde para que se possa elevar a qualidade de vida dos angolanos e consequentemente melhor a nossa posição neste ranking.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ÁLVAREZ DE ZAYAS, C. M. (1999). La escuela en la vida. Didáctica. 3ra edição. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

BLANCO, A. (2004). Introducción a la sociología de la educación. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

CORTÉS, G. (2013). Primeras aproximaciones para un concepto de educación en el tercer milenio. Disponível em http://antroposmoderno.com/antro- articulo.php?id_ articulo=1411.

DA ROCHA, M. J. A. (2010). Desigualdades e assimetrias regionais em angola – os factores de competitividade territorial. Luanda: Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.

DA ROCHA, M. J. A. et al (2016). Estudos sobre a Diversificação da Economia Angolana. Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.

FARIÑAS, G. (2016). Psicología, educación y sociedad. La Habana. Editorial Universitaria Félix Varela.

FREIRE, P. (1987). A pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra

FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

GASPAR, A. (2002). A educação formal e a educação informal em ciências. Ciências e público. Local: Editora UFRJ, 171-183.

HEGEL, G. W. F. (1992). El concepto de religión. Trad. A. Guinzo. México: Fondo de Cultura Económica. (Colección de textos clásicos).

OLIVEIRA, M. & MORAES, M. B. (2016). A relação entre a educação e o

desenvolvimento.Disponívelem: https://www.researchgate.net/publication/316605914

PEREIRA, D. R. & PINTO M. R. (2009). Educação, desenvolvimento humano e qualidade da educação. Revista de Políticas Públicas. 13, (1), 97-106, http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/ view/3008.

PNUD (2017). Relatório Global sobre Desenvolvimento Humano 2016: Desenvolvimento Humano para Todos. Luanda

ROUSSEAU, J. J. (1999). Emílio ou da Educação. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.

SILVA, W. (2017). Posição de Angola em vários índices internacionais. Luanda: Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Chipindo, P. C. M. (2019). A educação como factor de desenvolvimento humano. Revista Angolana De Ciencias, 1(1), 197-207. https://doi.org/10.54580/R0101.11

Artigos Similares

1-10 de 139

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.