A educação como factor de desenvolvimento humano
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0101.11Palavras-chave:
educação, desenvolvimento humano, índice de desenvolvimento humanoResumo
Neste trabalho, procura-se sistematizar alguma bibliografia referente a educação como factor de desenvolvimento humano. Começa-se por entender o conceito de educação, sua relação com o desenvolvimento humano e finalmente a posição de Angola neste ranking. Como resultado desta sistematização, constatou-se que a educação já foi definida desde o ponto de vista pedagógico e sociológica, porém, apesar da diferença de critérios os autores concordam quando colocam o homem (sujeito, criança ou povo) no centro da actividade e que por meio dela conduz a sua transformação, ao desenvolvimento das sociedades. Por outro lado, a literatura, em geral, reconhece a existência de uma inter-relação entre os níveis de educação e de desenvolvimento de um país. Deste ponto de vista, o investimento em educação pode permitir alcançar um maior nível de desenvolvimento mas também este, por sua vez, pode gerar acréscimos no nível educativo da população, em geral. Finalmente Angola encontra-se nos países com o índice de desenvolvimento humano mais baixos do Mundo, ocupando a 5ª posição desta classificação. Deverá o governo angolano investir mais seriamente na educação, saúde para que se possa elevar a qualidade de vida dos angolanos e consequentemente melhor a nossa posição neste ranking.
Downloads
Referências
ÁLVAREZ DE ZAYAS, C. M. (1999). La escuela en la vida. Didáctica. 3ra edição. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
BLANCO, A. (2004). Introducción a la sociología de la educación. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
CORTÉS, G. (2013). Primeras aproximaciones para un concepto de educación en el tercer milenio. Disponível em http://antroposmoderno.com/antro- articulo.php?id_ articulo=1411.
DA ROCHA, M. J. A. (2010). Desigualdades e assimetrias regionais em angola – os factores de competitividade territorial. Luanda: Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.
DA ROCHA, M. J. A. et al (2016). Estudos sobre a Diversificação da Economia Angolana. Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.
FARIÑAS, G. (2016). Psicología, educación y sociedad. La Habana. Editorial Universitaria Félix Varela.
FREIRE, P. (1987). A pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra
FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
GASPAR, A. (2002). A educação formal e a educação informal em ciências. Ciências e público. Local: Editora UFRJ, 171-183.
HEGEL, G. W. F. (1992). El concepto de religión. Trad. A. Guinzo. México: Fondo de Cultura Económica. (Colección de textos clásicos).
OLIVEIRA, M. & MORAES, M. B. (2016). A relação entre a educação e o
desenvolvimento.Disponívelem: https://www.researchgate.net/publication/316605914
PEREIRA, D. R. & PINTO M. R. (2009). Educação, desenvolvimento humano e qualidade da educação. Revista de Políticas Públicas. 13, (1), 97-106, http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/ view/3008.
PNUD (2017). Relatório Global sobre Desenvolvimento Humano 2016: Desenvolvimento Humano para Todos. Luanda
ROUSSEAU, J. J. (1999). Emílio ou da Educação. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.
SILVA, W. (2017). Posição de Angola em vários índices internacionais. Luanda: Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.