Proposta educativa dirigida à comissão de pais e engarregados de educação da comunidade tchikuteni na localidade de giraúl no município de moçâmedes, província de namibe
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0101.04Palavras-chave:
Comunidade, trabalho educaivo, educação integral, comissão de pais e encarregados de educação, AngolaResumo
Este trabalho aborda uma temática pertinente que está relacionada com a Formação da Comissão de Pais e Encarregados de Educação – Caso Comunidade Tchikuteni na localidade de Giraúl no Município de Moçâmedes, Província de Namibe. O trabalho tem como objectivo: elaborar uma proposta educativa que contribua para o fortalecimento do trabalho das Comissões de Pais e Encarregados de Educação dos alunos da escola nº 26 M, na Comunidade da Ilha de Mungongo. A localidade de Giraúl Muhombo dista a 17 km da cidade de Moçâmedes, onde vive um pai que tem 169 filhos, dos quais 74 estudam na mesma escola. Regista-se, ainda, o facto de dois dos filhos serem professores de seus irmãos e uma ex-esposa é professora da mesma instituição. Teremos, como referentes do estudo, importantes aspectos da evolução histórica, concepções teórico-metodológicas do ponto de vista fisiológico, psicológico e pedagógico, património linguístico e cultural e também algumas bases teóricas relacionadas com os conceitos de educação familiar, método educativo, trabalho educativo e a caracterização da situação actual do trabalho educativo na comunidade. Finalmente apresentar-se-á uma proposta educativa que visa fortalecer o trabalho educativo das Comissões de Pais e Encarregados de Educação integral dos alunos em idade escolar, na comunidade de Giraúl Muhombo na cidade de Moçâmedes, que poderá servir de experiência para as outras Comissões de Pais e Encarregados de Educação.
Downloads
Referências
Da Silva, R. (2014). Comunidades como espaços de intervenção pedagógica um estudo da docência no ensino médio. Revista Brasileira de Educação. 19 (59). Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n59/07.pdf
Forjado, M. (2005): Pedagogía Universalización. Cuba: Seleción de lecturas.
Gomez, J. A. G., Freitas, O. M. P. de., Callejas, G. V. (2007), Educação e Desenvolvimento Comunitário Local, Perspectivas Pedagógicas e Sociais da Sustentabilidade. Maia: Profidições.
Governo de Angola (2008). Regulamento de Funcionamento das Comissões de Pais e Encarregados de Educação. Angola: INIDE.
Governo de Angola (2016). Lei de Base do Sistema de Ensino nº17/16 de 7 de Outubro. Luanda: Imprensa Nacional.
Leite, C., Leite, E. e Prandi, L. R. (2009). A Aprendizagem Histórico Cultural.
Akrópolis Umuarama. 17 (4). 203-210. Disponível: https://doi.org/10.25110/akrópolis.v17i4.2900.pdf
Libâneo, J. C. (2006). Didática. São Paulo: Cotez Editora.
Meier. M., Garcia, S. (2007). Mediação de Aprendizagem: contribuição de Freurstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor.
Piletti, C. (2004): Didáctica Geral. 23ª edição. São Paulo-Brasil: Editora Ática.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.