A educação em Angola e os seus recuos resultantes do Orçamento Geral do Estado alocado ao sector da Educação
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0601.01Palavras-chave:
educação, investimento, valorizaçãoResumo
A educação em Angola tem atravessado momentos de avanços e retrocessos, sendo o último que tem vindo a condicionar o desenvolvimento e crescimento desejável deste sector, consequentemente o progresso do país. Pretendemos assim, por meio de pesquisa bibliográfica, analisar os avanços versus os retrocessos da educação em Angola tendo em conta o investimento que o Governo tem vindo a disponibilizar para esta área chave e determinante para o desenvolvimento do país. Nosso objectivo aqui não é propriamente o de efectuar uma descrição minuciosa de todo o processo educativo, mas chamar a atenção quanto o investimento que se tem disponibilizado para este sector chave que ao nosso ver não tem respondido as exigências desde sector. A análise feita por meio de documentos de alguma legislação e de outros documentos formais da República de Angola, sobretudo dos Orçamentos Gerais de 2002 à 2023 demostrou, que o País enfrenta sérios problemas na valorização do seu sistema educativo, tendo em conta o investimento que se tem vindo a alocar nesta área do saber comparado ao recomendado pela UNESCO.
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