A sustentabilidade ambiental efetivada através da gestão educacional

Autores

  • Ana Marli Hoernig Universidade La Salle Autor/in
  • Breno Arno Hoernig Junior Universidade La Salle Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0302.10

Palavras-chave:

ações ambientais sustentáveis, práticas sustentáveis, meio ambiente, educação ambiental

Resumo

O presente trabalho se insere na temática gestão dos recursos ambientais na educação. Temos como objetivo identificar práticas efetivas para promover ações ambientais sustentáveis através da gestão educacional. O percurso metodológico segue a revisão literária do estado da arte sobre ações sustentáveis para a gestão educacional à luz do aporte documental da Agenda 2030 que, como proposta leave no one behind, almeja evoluir na busca do engajamento global para um desenvolvimento econômico sustentado, socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável. Para este estudo, nos interessa o objetivo de número 4-Educação de Qualidade da referida agenda, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nos alinhamos a Meta 4.7 a qual pretende até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável. Os resultados apontam para práticas exequíveis e necessárias de serem efetivadas nas instituições educativas, bem como para ações a serem incentivadas pelas instituições para serem empreendidas pelos educandos em seu cotidiano. As práticas apresentadas alinham-se aos objetivos para o desenvolvimento sustentável previstos na Agenda 2030. Concluímos pela necessidade de abordar a temática nos currículos acadêmicos e escolares através da educação ambiental para que se possa evoluir em práticas ambientais sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justas dentro e fora das instituições educacionais.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Hoernig , A. M., & Junior, B. A. H. (2021). A sustentabilidade ambiental efetivada através da gestão educacional . Revista Angolana De Ciencias, 3(2), 451-465. https://doi.org/10.54580/R0302.10

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