A Educação no contexto de pandemia da COVID-19: Implicações do ensino remoto no desenvolvimento de habilidades psicossociais de docentes angolanos, argentinos e brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0202.09Palavras-chave:
Docentes, Trabalho remoto, Habilidades psicossociaisResumo
A pandemia da COVID-19 impactou as pessoas e os setores socioeconômicos do mundo inteiro, gerando um contexto de incertezas e desafios. A educação, assim como outros setores, vem desenvolvendo seu papel por meio das tecnologias, e assim, os docentes vêm adaptando-se ao desafio de trabalhar de maneira remota. No entanto, passados mais de cinco meses de trabalho remoto dos docentes, muitos desafios começam a ser superados e a adaptação vai ocorrendo de maneira cada vez mais exitosa, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades psicossociais. O presente estudo se trata de um teste piloto para o qual se desenvolveu o Questionário de Habilidades Psicossociais Docentes (QHPD) com o objetivo de conhecer as habilidades psicossociais docentes, desenvolvidas ao longo desses meses de trabalho remoto, identificando as dificuldades enfrentadas no processo. O questionário foi aplicado a 50 professores do Ensino Médio de Angola, Argentina e Brasil. Utilizou-se o método descritivo, com enfoque misto. Para a análise dos dados quantitativos utilizou-se a observação sistemática e a análise de conteúdo para os dados qualitativos. Os resultados evidenciaram as dificuldades dos docentes para adaptar-se ao trabalho remoto, mas também as habilidades desenvolvidas ao longo dos mais de cinco meses de trabalho remoto e demonstraram que o QHPD é um instrumento eficaz para medir as habilidades psicossociais docentes.
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