Burnout docente no Ensino Médio: variáveis laborais e psicossociais. Estudo de caso no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0702.06

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Desenvolvimento econômico e social, Condições de trabalho do docente, Educação, Sistemas e níveis de ensino

Resumo

Este estudo analisa a relação entre o síndrome de burnout docente e diversas variáveis sociodemográficas e laborais no nível de Educação Média Superior em Zacatecas, México. Adotou-se um delineamento não experimental, transversal e descritivo-correlacional, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 111 docentes dos subsistemas CECYTEZ e EMSaD, selecionados por amostragem não probabilística por conveniência, segundo critérios de inclusão (docentes em exercício com pelo menos um ano de experiência e consentimento informado assinado) e exclusão (pessoal administrativo ou com funções de gestão). Essa escolha baseou-se na acessibilidade institucional e na disponibilidade da população, permitindo identificar padrões consistentes, ainda que com limitações de generalização. Aplicou-se o teste do qui-quadrado de Pearson para examinar as associações entre as dimensões do burnout e as variáveis gênero, grau acadêmico, tipo de contratação, antiguidade e programa acadêmico, incorporando intervalos de confiança de 95% e o tamanho do efeito (Cramer’s V). Após a correção de Bonferroni (α ajustado = .01), observou-se uma associação significativa entre gênero e burnout (χ²(1, N = 111) = 7.508, p = .006; V = 0.26, IC95% [0.08, 0.43]), com maior exaustão emocional entre mulheres e despersonalização entre homens. As demais variáveis não apresentaram significância estatística, mas revelaram efeitos práticos moderados. Os resultados evidenciam um padrão estrutural multicausal entre fatores pessoais e laborais, sugerindo que o burnout docente decorre da interação entre condições institucionais, estabilidade ocupacional e gênero. O estudo oferece evidências empíricas para fortalecer políticas de bem-estar e alfabetização emocional, em consonância com os princípios humanistas da Nova Escola Mexicana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ato, M., López, J. y Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología, 29(3), 1038–1059. https://doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511 DOI: https://doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511

Bakker, A., Demerouti, E., y Verbeke, W. (2004). Using the Job Demands–Resources model to predict burnout and performance. Human Resource Management, 43(1), 83–104. DOI: https://doi.org/10.1002/hrm.20004

Bakker, A., y Demerouti, E. (2007). The Job Demands–Resources model: State of the art. Journal of Managerial Psychology, 22(3), 309–328. https://doi.org/10.1108/02683940710733115 DOI: https://doi.org/10.1108/02683940710733115

Baldeón, M., Janampa, L., Rivera, J., y Santivañez, L., (2023). Síndrome de burnout: Una revisión sistemática en Hispanoamérica. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, Asunción, Paraguay. 4(1), p. 1809. https://doi.org/10.56712/latam.v4i1.378 DOI: https://doi.org/10.56712/latam.v4i1.378

Cárdenas, M., Méndez, L. y González, M. (2014). Desempeño, estrés, Burnout y variables personales de los docentes universitarios. EDUCERE, 18(60), 289-302. https://doi.org/10.15517/aie.v14i1.13210 DOI: https://doi.org/10.15517/aie.v14i1.13210

Castilla, S., Colihuil, R., Bruneau, J., y Lagos, R. (2021). Carga laboral y efectos en la calidad de vida de docentes universitarios y de enseñanza media. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, (15), 166-179. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8272581 DOI: https://doi.org/10.37135/chk.002.15.11

Colegio de Estudios Científicos y Tecnológicos de Zacatecas [CECyTEZ], (2021-2023). Anteproyecto Contrato Colectivo de Trabajo SITSECyTEZEMSaD https://www.sitcecytezemsad.com/documentos/proyectodeCCT2021-2023.pdf

Demerouti, E., Bakker, A., Nachreiner, F., y Schaufeli, W. (2001). The Job Demands-Resources model of burnout. Journal of Applied Psychology, 86(3), 499–512 DOI: https://doi.org/10.1037//0021-9010.86.3.499

El Sahili G. (2010). Psicología para el docente: consideraciones sobre los riesgos y desafíos de la práctica magisterial: Universidad de Guanajuato.

Etikan, I., Musa, S. y Alkassim, R. (2016). Comparación del muestreo por conveniencia y el muestreo intencional. Revista Americana de Estadística Teórica y Aplicada, 5(1), 1–4. https://doi.org/10.11648/j.ajtas.20160501.11 DOI: https://doi.org/10.11648/j.ajtas.20160501.11

Fidalgo, M. (2005). Métodos de Mantel-Haenszel. Wiley Online Library. https://doi.org/10.1002/0470013192.bsa364 DOI: https://doi.org/10.1002/0470013192.bsa364

Field, A. (2018). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics (5th ed.): SAGE Publications.

Freudenberger, J. (1974). Staff burnout. Journal of Social Issues, 30(1), 159-165. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1974.tb00706.x

Fuertes, C., Aranda, G., y Arroyo, M. (2016). Comunicación y mindfulness como prevención del burnout. Anales del Sistema Sanitario de Navarra, 39(2), 331-333. https://recyt.fecyt.es/index.php/ASSN/article/view/52004/31772 DOI: https://doi.org/10.23938/ASSN.0256

Gallardo-López, J. A., López-Noguero, F. y Gallardo-Vázquez, P. (2019). Análisis del síndrome de burnout en docentes de educación infantil, primaria y secundaria para su prevención y tratamiento. Revista Electrónica Educare (Educare Electronic Journal), 23(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.23-2.17 DOI: https://doi.org/10.15359/ree.23-2.17

Gil-Monte, P. R. (2005). El síndrome de quemarse por el trabajo (burnout) Una Enfermedad Laboral en la Sociedad del Bienestar Madrid: Pirámide.

Gil-Monte, P. R. (2012). El síndrome de quemarse por el trabajo (burnout) en profesionales de la educación: una revisión. Revista de Psicodidáctica, 17(1), 139-157.

González, G. (2015). Síndrome de Burnout en docentes universitarios. Revista Cubana De Enfermería, 31(4). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03192015000400005

Hernández-Sampieri, R. y Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación: Las rutas cuantitativas, cualitativas y mixta. McGraw-Hill.

https://www.isonderhouden.nl/doc/pdf/arnoldbakker/articles/articles_arnold_bakker_109.pdf

https://www.researchgate.net/publication/11920243_The_Job_Demands-Resources_Model_of_Burnout

Langher, V., Caputo, A., y Ricci, M.E. (2017). The potential role of perceived support for reduction of special education teachers’ burnout. International Journal of Educational Psychology, 6(2), 120-147. http://dx.doi.org/10.17583/ijep.2017.2126 DOI: https://doi.org/10.17583/ijep.2017.2126

Lincoln, Y. S. y Guba, E. G. (1985). Investigación naturalista. Salvia.

Mameli, C. y Molinari, L. (2017). Prácticas interactivas de enseñanza y burnout: un estudio sobre profesores italianos. Revista Europea de Psicología de la Educación 32(2), https://doi.org/10.1007/s10212-016-0291-z DOI: https://doi.org/10.1007/s10212-016-0291-z

Maslach, C., Jackson, S. E., y Leiter, M. P. (1996). Maslach Burnout Inventory Manual (3.ª ed.). Consulting Psychologists Press.

Maslach, C., y Jackson, S. E. (1981). The measurement of experienced Burnout. Journal of Occupational Behavior, 2(2), 99-113. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/job.4030020205 DOI: https://doi.org/10.1002/job.4030020205

Maslach, C., y Leiter, M. P. (2017). The Truth About Burnout: How Organizations Cause Personal Stress and What to Do About It. Jossey-Bass.

Otzen, T. y Manterola, C. (2017). Técnicas de muestreo sobre una población a estudio. Revista Internacional de Morfología, 35(1), 227–232. https://doi.org/10.4067/S0717-95022017000100037 DOI: https://doi.org/10.4067/S0717-95022017000100037

Romero, V., Núñez, J. C., Freire, C. y Ferradás, M. M. (2023). Funcionamiento psicológico adaptativo y burnout en docentes: implicaciones sobre los procesos instruccionales. Psychology, Society & Education, 15(1),1-10. https://www.researchgate.net/publication/369726180_Funcionamiento_psicologico_adaptativo_y_burnout_en_docentes_implicaciones_sobre_los_procesos_instruccionales DOI: https://doi.org/10.21071/pse.v15i1.15345

Schaufeli, W. B. y Bakker, A. B. (2004). Job demands, job resources, and their relationship with Burnout and engagement: A multi-sample study. Journal of Organizational Behavior, 25(3), 293-315. https://www.wilmarschaufeli.nl/publications/Schaufeli/209.pdf DOI: https://doi.org/10.1002/job.248

Schaufeli, W. B., Leiter, M. P., y Maslach, C. (2009). Burnout: 35 years of research and practice. Career Development International, 14(3), 204–220. https://doi.org/10.1108/13620430910966406 DOI: https://doi.org/10.1108/13620430910966406

Schaufeli, W. B., y Greenglass, E. R. (2001). Introduction to special issue on burnout and health. Psychology & Health, 16(5), 501–510. http://dx.doi.org/10.1080/08870440108405523 DOI: https://doi.org/10.1080/08870440108405523

Secretaría de Educación Pública y Subsecretaría de Educación Media Superior. (2019). Coordinación Nacional del Servicio Profesional Docente. Perfil, Parámetros e Indicadores para el ingreso a las funciones Docentes y Técnico Docentes en la Educación Media Superior. Gobierno de México.

Secretaría de Educación Pública y Subsecretaría de Educación Media Superior. (2022). La Nueva Escuela Mexicana: principios y orientaciones pedagógicas. Subsecretaría Educación Media Superior. Gobierno de México. https://dfa.edomex.gob.mx/sites/dfa.edomex.gob.mx/files/files/NEM%20principios%20y%20orientacio%C3%ADn%20pedago%C3%ADgica.pdf

Secretaría de Educación Pública. (2020). Clic para Docentes Educación Media Superior. Gobierno de México.

Villagrán, S. (2022). Análisis de organizaciones estructurales y factores de riesgo psicosocial: NOM-035 –STPS. En Villagrán, S., Vasconcelos, M., y Padilla, R. (Coords.), Factores de riesgo psicosocial (págs. 13-25). Editorial LEED del Laboratorio de Evaluación y Educación Digital https://leededitorial.com.mx/wp-content/uploads/2024/09/Factores-de-riesgo-psicosocial_Tomo-1.pdf DOI: https://doi.org/10.22402/ed.leed.978.607.98835.4.6

Villagrán, S. y Jasso, D. (2024). Síndrome de Burnout. Bienestar docente, un reto en la educación contemporánea en Gutiérrez, N.(Coord.), Lineamientos, problemáticas y desafíos de la educación contemporánea en México (1 ed., Vol. 1, pp. 225-248). Editorial © Paradoja Editores

Publicado

2025-11-05

Como Citar

Villagràn Rueda, S., Jasso Velazquez, D., & Álvarez Diez, R. C. (2025). Burnout docente no Ensino Médio: variáveis laborais e psicossociais. Estudo de caso no México. Revista Angolana De Ciencias, 7(2), e070206. https://doi.org/10.54580/R0702.06

Artigos Similares

11-20 de 166

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.