Mapeando o conceito de liderança: Revisão sistemática de revisões de literatura
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0701.12Palavras-chave:
Liderança, Abordagens da liderança, Líderes e seguidores, Revisão sistemática de literaturaResumo
Angola tem dado passos para o aprofundamento da sua democracia, modernização de bens e serviços e adequação da sua administração pública às melhores práticas internacionais. Neste contexto, a necessidade de compreender o fenómeno “liderança”, motivou o presente estudo, em virtude da diversidade de perspetivas. Para orientar o estudo definiu-se a pergunta de revisão seguinte: como é caracterizada a liderança na literatura de 2018 a 2023? Considerando a existência de publicações de revisões de literatura recentes acerca do fenómeno em estudo, optou-se por uma revisão sistemática das mesmas, de abordagem qualitativa, que fornecesse uma análise geral do corpo de informações disponíveis, de acordo com os critérios de seleção. As evidências do estudo revelaram que várias áreas do saber têm interesse em estudar a liderança, com diferentes enfoques, que se vão desenvolvendo ao longo do tempo, sublinhando o seu carácter dinâmico e situacional. Revelaram ainda que, de um modo geral, os estudos sobre liderança enfocam a sua natureza, as condições da sua emergência e/ou as suas consequências. Por outro lado, evidenciam a escassez de publicações sobre o fenómeno em Angola, onde não se encontrou qualquer estudo que atendesse aos critérios de seleção. As evidências contribuem para a compreensão de que a liderança não é um fenómeno de carácter administrativo e/ou hierárquico, mas sim psicossocial e dinâmico, para o qual concorrem vários fatores além do líder. Permeia as relações humanas e, no contexto organizacional, manifesta-se em ambiente de constantes mudanças e gestão de risco, sendo passível de desenvolvimento.
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