Do Empreendedorismo ao Ensino da Matemática. Uma Prática (na Economia Informal) de Vendedores do Mercado 5 de Abril do Namibe-Angola
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0502.03Palavras-chave:
Empreendedorismo, Etnomatemática, Educação Matemática, VendedoresResumo
O presente artigo tem como objectivo identificar práticas Etno/matemáticas notáveis nas actividades comerciais no seio de vendedores/empreendedores do mercado em referência. Preocupa-nos em saber de que forma estas práticas, notáveis na economia informal, podem influenciar no ensino da Matemática na sala de aula, tendo por base as teorias da Educação Matemática e da Etnomatemática. Para fazer face ao objectivo proposto e tendo em conta a natureza do tema, a pesquisa desenvolveu-se usando a metodologia qualitativa, onde as informações foram obtidas através de observações directas e aplicação de entrevistas semi-estruturadas a seis vendedores informais, com maior consistência e detalhes de três vendedores. Após a obtenção de informações, foi feita uma análise reforçada de relatos, averiguando o conhecimento de uma Matemática informal e implícita, cujas práticas conduzem-nos a conhecimentos Etno/matemáticos. Foi também utilizado a pesquisa bibliográfica usando autores de reconhecimento científico como D`Ambrosio (2013), Lúcio (2019), Saraiva (2011), Gerdes (2007) entre outros. Em suma os vendedores informais usam uma Etno/matemática que desenvolveram a partir da transmissão de valores vindos de geração em geração, pelos mais velhos, mas que permitem desenvolver as quatro operações fundamentais da Matemática (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão), medidas de peso e comprimento. Identificando os saberes fazer comerciais, e tendo em conta a Matemática praticada pelos vendedores e a Matemática escolar, elaboramos propostas pedagógicas para o ensino da Matemática na sala de aula, para os alunos do Ensino Primário e I ciclo do Ensino Secundário. As sugestões apresentadas servirão de apoio/reforço aos investigadores e professores, uma vez que o tema em estudo é aberto.
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