Cultura científica? Utopias e descasos nas IES em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0401.07

Palavras-chave:

divulgação, ciência, cultura científica, Instituição

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm procurado desenvolver mecanismos que reduzam o fosso entre a ciência e o cidadão, para proporcionar conhecimento que permite melhorar o exercício de cidadania da população. Assim, pretende-se analisar as actividades de divulgação científica levadas a cabo pelas IES em Angola. Por isso, se questiona, existem actividades que se consubstanciam em evidências de divulgação científica nas IES? Através de uma entrevista aplicada a 10 responsáveis de diferentes IES, utilizando a técnica de análise temática proposta por Bardin (2011). A análise revelou que a actividade de divulgação científica é quase inexistente nas IES; os participantes apontam como pontos de estrangulamento: falta de infraestruturas apropriadas; falta de condições financeiras; escassez de produção científica e falta de cultura organizacional e científica. Almeja-se que esta investigação abra um debate nacional sobre o papel das IES na promoção da cultura científica em Angola, com vista a promover uma cidadania activa e participativa e permitir que os decisores políticos tomem decisões baseadas em evidências científicas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bandeira, C. A. (2015). Cultura Científica na Imprensa Baiana: Relações entre pesquisadores e jornalistas em A Tarde. Salvador: Universidade Federal da Bahia.

Borissova, A., & Malkov, D. (2020). Russian pendulum: From glorious science propaganda to modest public engagement initiatives. Em T. Gascoigne, B. Schiele, J. Leach, M. Riedlinger, B. V. Lewenstein, L. Massarani, & P. Broks, Communicating Science: A Global Perspective (pp. 715-741. doi.org/10.22459/CS.2020.30). Canberra, Australia: ANU Press, The Australian National University.

Bultitude, K. (2012). Science Comunication: why and how. London: University College London.

Costa, A. F., Conceição, C. P., & Ávlia, P. (2015). Cultura científica e modos de relação com a ciência. Portgual no Contexto Europeu, 2, 61-83.

Costa, M. J., & Lopes, S. A. (2019). A comunicação pública da ciência nos portais das universidades federais da região Nordeste. 6º Encontro de divulgação de ciência e cultura. 6, pp. 103-113. Campinas: UNICAMP.

Entradas, M. (2015). Envolvimento societal pelos centros de I & Desenvolvimento. 40 Anos de políticas de ciências e de ensino superior, 503-516.

Estrada, F. C., & Davis, L. S. (2014). Improving visual communication of science through the incorporation of graphic design theories and practices into science communication. Science Communication, 1-9. DOI: 10.1177/1075547014562914.

Falade, B., Batta, H., & Onifade, D. (2020). Battling the odds: Science communication in an African state. Em T. Gascoigne, B. Schiele, J. Leach, M. Riedlinger, B. V. Lewenstein, L. Massarani, & P. Broks, Communicating Science: A Global Perspective (pp. 615-640. doi.org/10.22459/CS.2020.26). Canberra, Australia.: ANU Press, The Australian National University.

Flick, U. (2013). Métodos qualitativos na investigação cinetífica. Lisboa: MONITOR.

Fraga, L. S. (2019). As rrelações entre universidade e sociedade a partir da extensão ou porque não é suficiente ir às praças mostrar o que a universidade faz. 6º Encontro de divulgação de ciência e cultura. 6. Campinas: UNICAMP.

Granado, A., & Malheiros, J. V. (2015). Cultura científica em Portugal: Ferramentas para perceber o mundo e aprender a mudá-lo. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos .

Jambeiro, O. (1985). Imprensa, Ciência & Sociedade. Anais do Seminário (pp. 34-42). Bahia : Universidade Federal da Bahia .

Joubert, M., & Mkansi, S. (2020). Science communication throughout turbulent times. Em T. Gascoigne, B. Schiele, J. Leach, M. Riedlinger, B. V. Lewenstein, L. Massarani, & P. Broks, Communicating Science: A Global Perspective (pp. 771-800. doi.org/10.22459/CS.2020.32). Canberra, Australia: ANU Press, The Australian National University.

Lin, Y., & Honglin, L. (2020). Science popularization on the road forever. Em T. Gascoigne, B. Schiele, J. Leach, M. Riedlinger, B. V. Lewenstein, L. Massarani, & P. Broks, Communicating Science: A Global Perspective (pp. 205-227. Doi.org/10.22459/CS.2020.09). Canberra: ANU Press, The Australian National University.

Liorente, C., & Revulta, G. (2020). Hurdles and incentives to science communication in Europe. Em C. Liorente, & G. Revuelta, Coommunication role on perception and beliefs of EU Citiiens about Science. (pp. 1-53). UPF.

Lukanda, I. N. (2020). Cultural values and modern media as drivers of science communication. Em T. Gascoigne, B. Schiele, J. Leach, M. Riedlinger, B. V. Lewenstein, L. Massarani, & P. Broks, Communicating Science: A Global Perspective (pp. 907-930. doi.org/10.22459/CS.2020.38). Canberra, Australia: ANU Press, The Australian National University.

Martins, M. d. (2017). Comunicação da Ciência, acesso aberto do conhecimento e repositórios digitais: o futuro das comunidades lusófonas e Ibero-Americanas de ciências sociais e Humanas. Famalicão: Edições Húmus, Lda.

Ndlovu, H., Joubert, M., & Boshoff, N. (2016). Public science communication in Africa: views and pratices of academics at the National University of Science and Tecnology in Zimbabwe. Journal of Science Communication, 15(06), 1-29.

Oliphant, Z. H., Riley, C. K., Curtis, K.‐A. C., Monroe, S. N., Jones, A. D., & Watson, C. T. (2020). Science communication in the land of wood and water. Em T. Gascoigne, B. Schiele, J. Leach, M. Riedlinger, B. V. Lewenstein, L. Massarani, & P. Broks, Communicating Science: A Global Perspective (pp. 495-520. Doi.org/10.22459/CS.2020.21). Canberra, Australia: ANU Press, The Australian National University.

Oliveira, C. I. (2013). Discurso de divulgação da ciência na imprensa escrita: o desastre de Fukushima nos jornais Correio da manhã e Público. (dissertação de mestrado) . Lisboa : Universidade Nova de Lisboa .

Peters, H. P., Brossard, D., Cheveígné, S. d., Dunwoody, S., Kallfass, M., Miller, S., & Tsuchida, S. (2008). Science-Media Interface: It´s time to reconsider. Science Communication, 30(2), 266-276.

Ponce, A. R. (2018). O papel dos comunicados de imprensa no sensacionalismo em notícias de ciência (Dissertação de mestrado). Lisboa : Universidade Nova de Lisboa .

Reis, J. (2018). Reflexões sobre a divulgação científica . Rio de Janeiro : Fundação Oswaldo Cruz.

Rodrigues, E. (2004). Acesso livre ao conhecimento: a mudança do sistema de comunicação da ciência e os profissionais de informação. CADERNOS BAD, 24-34.

Sousa, T. A., & Almeida, D. d. (2019). Divulgação científica na UFU: as ações que levam as pesquisas para fora da universidade. 6º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura. 6, pp. 223-234. Campinas: Revista do EDICC.

Souza, D. E., Zhao, L. Z., Mani, L., Toh, G., & Lin, B. (2020). An evolving and increasingly complex relationship. Em T. Gascoigne, B. Schiele, J. Leach, M. Riedlinger, B. V. Lewenstein, L. Massarani, & P. Broks, Communicating Science: A Global Perspective (pp. 743-769. doi.org/10.22459/CS.2020.31). Canberra, Australia: ANU Press, The Australian National University.

Summ, A., & Volpers, A.-M. (2015). What´s science? Where´s science? Science journalismo in German print media. Public Understand of Science, 1-16. DOI: 10.1177/0963662515583419.

Tagoe, H. A., & Tagoe, T. A. (2020). When individuals refuse to let science communication die. Em T. Gascoigne, B. Schiele, J. Leach, M. Riedlinger, B. V. Lewenstein, L. Massarani, & P. Broks, Communicating Science: A Global Perspective (pp. 351-369. Doi.org/10.22459/CS.2020.15). Canberra, Australia.: ANU Press, The Australian National University.

Treise, D., & Weigold, M. F. (2014). Advancing Science Communication: A survey of Science Comminicators. Science Communicators, 310-322. DOI: 10.1177/107554700202300306.

Valentim, I. (2019). Contra a Pedagogia: A difícil tarefa de ensinar a ensinar - lições de filosofia da educação e de teoria de educação no instituto superior politécnico sol nascente - Huambo. Huambo: ISPSN.

Vilelas, J. (2017). Investigação: o processo da construção do conhecimento (Vol. II). Lisboa: Edições Sílabos.

Weingart, P., & Guenther, L. (2016). Science communication and the issue of trust. Journal of Science Communication, 15(5), 1-11.

Yuan, S., Besley, J. C., & Dudo, A. (2019). A comparison between scientist´and communication scholar´s views about scintists´public engagement. Public Understand of Science, 28(1), 101-118. DOI: 10.1177/0963662518797002.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Vila, A. M. (2022). Cultura científica? Utopias e descasos nas IES em Angola. Revista Angolana De Ciencias, 4(1), e040107. https://doi.org/10.54580/R0401.07

Artigos Similares

1-10 de 49

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.