Formação Técnica dos Avaliadores no Contexto da Auto-Avaliação de Cursos na Universidade de Belas
DOI:
https://doi.org/10.54580/R0502.04Palavras-chave:
Auto-avaliação institucional, INAAREES, Comissão de Auto-avaliação, formação técnicaResumo
O estudo aborda a auto-avaliação de cursos e programas nas IES, tida nos tempos que correm como sendo um dos principais desafios do subsistema do ensino superior e do executivo. Acredita-se que a criação de uma cultura de avaliação no sector poderá repercutir-se positivamente na qualidade do ensino, no aumento das práticas de investigação científica e de extensão. O objectivo do estudo é verificar as qualificações técnicas dos membros da comissão auto-avaliação (CAA) e aferir até que ponto podem reflectir-se nos resultados do processo da auto-avaliação dos cursos e programas; apoiou-se teoricamente na legislação que regula o ensino superior. Trata-se de uma abordagem qualitativa, tendo-se utilizada entrevista semiestruturada. Entre os resultados destacam-se a não adequação dos normativos e processos internos da IES ao Decreto Presidencial 310/20 e a legislação que regula avaliação no ensino superior; quanto mais tempo permanecer na comissão, melhor é a prestação e o contributo do avaliador no processo; de modo geral os avaliadores não são formados em áreas ligadas à avaliação e nem sequer tiveram formação relacionada; os avaliadores têm pouco domínio da legislação que regula o processo de avaliação. Por outro lado, evidencia-se a necessidade de realização de um plano de capacitação que contempla as dimensões da pesquisa que envolvam os membros da CAA, Gestores e o Pessoal Técnico Administrativos (PTA) no processo da auto-avaliação da UNIBELAS, bem como a necessidade da cabimentação de verbas do orçamento para atender ao processo.
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