Ritualidade e Patrimônio Cultural: Análise Etnográfica do Centro Cerimonial Yoreme-Mayo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0701.06

Palavras-chave:

Centro cerimonial, colonos nativos, Yoreme – Mayo, Missionários Jesuítas

Resumo

O centro cerimonial de San Miguel Arcángel, em San Miguel Zapotitlán, Ahome, Sinaloa México, representa um dos esforços mais importantes realizados pelos colonos originais Yoreme Mayo, para preservar o seu património cultural, representado pelas cerimónias sagradas, pelas suas danças tradicionais, pela sua música, entre outros símbolos de resistência. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o conhecimento da história do centro cerimonial ancestral Yoreme – Mayo, bem como apresentar as informações etnográficas das localidades que convergem para o referido centro cerimonial. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o conhecimento histórico e etnográfico do Centro Cerimonial San Miguel Arcángel, documentando sua história, sua estrutura organizacional e sua relevância dentro da visão de mundo Yoreme-Mayo. Procura também destacar a importância das cerimónias sagradas que têm permitido a sobrevivência da identidade cultural dos povos originários, num contexto onde a transmissão deste conhecimento tem ocorrido principalmente através da oralidade. A investigação baseia-se numa abordagem etnográfica que combina a observação participante com a recolha de depoimentos de um membro da comunidade, bem como a análise de diferentes artigos científicos. Concluiu-se que o Centro Cerimonial San Miguel Arcángel é um bastião da resistência cultural. As cerimónias realizadas neste espaço fortalecem os laços comunitários e permitem a integração das novas gerações nas tradições ancestrais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barrera, J. (2008). Historia y tradición de los pueblos indígenas de Sinaloa. Fondo de Cultura Indígena.

Bernabéu, S. (2008). El gran teatro del norte: la Historia de los triunfos de nuestra santa fe, del jesuita cordobés Andrés Pérez de Ribas (1645). En Herencia cultural de España en América: siglos XVII y XVIII (Biblioteca Indiana; 14, pp. 107-127).

Boyle, J. S. (1994). Styles of ethnography. Critical Issues in Qualitative Research Methods, 2, 159-185.

Gálvez-Rodríguez, A., Ayala-Aguilar, J. A., & Mora-Galaviz, G. (2025). El papel del pueblo originario Yoreme Mayo en la planeación democrática, el crecimiento y desarrollo económico del municipio de Ahome, Sinaloa (2021-2024). RA XIMHAI, 21(1), 207-228. https://doi.org/10.35197/rx.21.01.2025.09.ag

Guerra, E. (2022). Gobernanza e interculturalidad del neoindigenismo mexicano, desde los Yoreme Mayo de Sinaloa. Transdisciplinar: Revista de Ciencias Sociales, 1(2), 165-200. https://doi.org/10.29105/transdisciplinar1.2-5

Ibarra, M., Martínez Salomón, E., & Montaño Flores, C. (2024). Saberes ancestrales y la mujer en la transmisión del patrimonio; cocina tradicional Yoreme-Mayo. Mujer Andina, 3(1), 63-74. https://doi.org/10.36881/ma.v3i1.949

Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI). (2020). Panorama sociodemográfico de Sinaloa: Censo de población y vivienda 2020. https://www.inegi.org.mx/app/biblioteca/ficha.html?upc=702825197988

Khezour, A., & Ramírez-Lugo, F. R. (2025). Fortalecimiento de la identidad del pueblo indígena Yoreme-Mayo. Movilidad y Derechos Humanos. RA XIMHAI, 21(1), 207-228. https://doi.org/10.35197/rx.21.01.2025.10.ak

Martínez, E. (2021). La mujer Yoreme Mayo y el patrimonio cultural en el contexto de la comunidad indígena de San Miguel Zapotitlán, Ahome, Sinaloa, México. Conjeturas Sociológicas, 9(25). https://revistas.ues.edu.sv/index.php/conjsociologicas/article/view/1765

Martínez, E., & Félix Miranda, L. (2025). Reflexiones e identificación del patrimonio cultural; centro ceremonial Yoreme Mayo, San Miguel Arcángel. Telos: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, 27(1), 368-387. https://doi.org/10.36390/telos271.20

Merino, I. (2020). El patrimonio cultural inmaterial de los pueblos indígenas: bienes comunes ligados a la identidad de la comunidad. CUHSO, 149-159. https://doi.org/10.7770/2452-610X.2020.cuhso.05.a04

Ochoa, L. (1998). El sincretismo religioso en los pueblos mayos yoremes de Sinaloa. Centro de Estudios Antropológicos.

Olmos, M. (2002). La herencia jesuita en el arte de los indígenas del noroeste de México. Frontera Norte, 14(27), 201-239. http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/html/136/13602707/13602707.html

Quintero, M. (2021). Danzas y rituales indígenas en el noroeste de México: Significados y evolución. Editorial del Norte.

Romero-Acosta, D. I., Romero Leyva, F. A., López Félix, G., & García Pérez, J. J. (2025). La mujer indígena y su rol en el centro ceremonial de “La Purísima Concepción” de Charay, El Fuerte, Sinaloa. RA XIMHAI, 21(1), 229-250. https://doi.org/10.61728/AE24002721

Romero-Acosta, D. I., Ibarra-Ceceña, M. G., Valdez-Román, L. B., & Delgado-Morales, J. A. (2022). La significancia cultural de la fiesta en el pueblo Yoreme; persistir para trascender. RA XIMHAI, 18(6), 157-180. https://doi.org/10.35197/rx.18.06.2022.07.dr

Sandoval, E. A., & Meza-Hernández, M. E. (2013). La interculturalidad en la etnorregión Yoreme Mayo de Sinaloa. Papeles de población, 19(77), 193-204. https://www.scielo.org.mx/pdf/pp/v19n77/v19n77a11.pdf

Santos, R., García Murillo, M. Á. S., & García Valenzuela, L. (Coords.). (2021). Etnografías e historia de las fiestas Yoreme del norte de Sinaloa, Instituto Sinaloense de Cultura.

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Martínez Salomón, E., Sámano Rentería, M. Ángel, & Fernández Velázquez, J. A. (2025). Ritualidade e Patrimônio Cultural: Análise Etnográfica do Centro Cerimonial Yoreme-Mayo. Revista Angolana De Ciencias, 7(1), e070106. https://doi.org/10.54580/R0701.06

Artigos Similares

1-10 de 11

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.