Condições laborais e satisfação com a saúde de docentes do município de Guanambi, Bahia, Brasil: um estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0701.11

Palavras-chave:

Satisfação no Emprego, Docentes, Qualidade de Vida, Condições de Trabalho, Saúde do Trabalhador

Resumo

Objetivo: Descrever as condições laborais e a satisfação com a saúde de docentes do município de Guanambi, Bahia, Brasil. Método: Estudo descritivo, de base populacional, com delineamento transversal, conduzido por meio da aplicação de um questionário remoto. Foram calculadas as frequências absolutas e relativas das variáveis investigadas. Resultados: Em relação às condições laborais e à satisfação com a saúde, os docentes relataram estar parcialmente satisfeitos com o trabalho (41,60%) e satisfeitos com a própria saúde (60,40%). Metade dos participantes indicou que o trabalho interfere na vida pessoal (50%) e que as escolas em que atuam são conservadas (54,20%). Quanto aos recursos materiais, 50% relataram que são adequados para o desenvolvimento das aulas; 45,80% consideraram a infraestrutura regular; e 41,70%, os equipamentos e materiais didáticos como regulares. A maioria apontou boas relações interpessoais (58,30%), ambiente escolar satisfatório (64,50%), carga de trabalho adequada (54,20%), número de alunos por sala considerado adequado (52,10%) e bom apoio institucional (43,80%). A grande maioria afirmou não ter sofrido violência física (95,80%). Conclusão: Os docentes de Guanambi demonstraram satisfação com a própria saúde, embora não estivessem plenamente satisfeitos com o trabalho, indicando que este interfere em sua vida pessoal. Também relataram insatisfação com aspectos das condições laborais, como infraestrutura, ambiente e recursos didáticos.

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Publicado

2025-06-16

Como Citar

de Almeida, C. B., Cardoso, B. L. C., dos Santos, L., Casotti, C. A., Lopes, C. D. D., & Nunes, C. P. (2025). Condições laborais e satisfação com a saúde de docentes do município de Guanambi, Bahia, Brasil: um estudo transversal. Revista Angolana De Ciencias, 7(1), e070111. https://doi.org/10.54580/R0701.11

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