Docência e Ansiedade: Experiências de Docentes do Ensino Superior em Início de Carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0502.07

Palavras-chave:

Docência, Ansiedade, Carreira, Angola

Resumo

O presente artigo nos permitirá de forma científica obter uma visão actualizada da ansiedade laboral, focado no início de carreira do professor universitário, com objectivo de compreender como é a vivência e experiência de um professor iniciante e como este constrói a sua identidade. De modo específico descrever os desafios que estes profissionais enfrentam na sua prática profissional. Recorreu-se a teoria psicanalítica de S. Freud que para o mesmo o comportamento humano baseia-se nos instintos ou impulsos inconscientes sendo uns agressivos e outros destruidores. Actualmente os desafios que a sociedade coloca e que a escola enfrenta são cada vez mais exigentes, sendo notório o nível de ansiedade e stress dos professores e a sua possível associação com o grau de satisfação no processo educativo. Para esta pesquisa usou-se a abordagem qualitativa para uma análise mais profunda e para a recolha dos dados usou-se a entrevista em profundidade. A pesquisa teve como público-alvo docentes iniciantes e calejados das instituições de ensino superior. Como os resultados indicam, realmente todo docente é afectado pela ansiedade no exercício da sua profissão, sendo esta boa quando impulsiona e patológica quando cria obstáculos na actividade docente. Os profissionais estão satisfeitos com a profissão, mas é necessário ainda um trabalho árduo a nível pessoal e profissional para atingir os objectivos da universidade para superar os desafios que lhe são impostas. Não obstante é preciso apostar na formação contínua do quadro docente para melhorar a qualidade, condições pedagógicas de ensino e produção científica.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Vunge, J. de D. F., & Morais, T. F. E. (2023). Docência e Ansiedade: Experiências de Docentes do Ensino Superior em Início de Carreira. Revista Angolana De Ciencias, 5(2), e050207. https://doi.org/10.54580/R0502.07

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