O desafio da democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0601.05

Palavras-chave:

democracia, vida, governo, educação, história de Angola

Resumo

“O desafio da democracia” é um trabalho que visa aprofundar os conceitos elementares da democracia, no âmbito da sociologia política, mas com um foco bastante direcionado para professores, já que estes é que são os seus ‘verdadeiros’ artífices, os grandes construtores da sociedade. O objectivo deste trabalho é mostrar como o trabalho do professor molda, muito, a sociedade que se projecta. Por isso devem conhecer um pouco mais de democracia já que ela é objecto de aprendizagem; ela cresce com a escola. Apresentam-se conceitos importantes que podem fazer entrar ‘com os pés no chão’ naquilo que é democracia, que deve concretizar-se no quotidiano dos cidadãos. Sendo uma investigação eminentemente bibliográfica, apresentam-se os pontos de vista de autores de várias escolas e geografias diversas, que encaminham para esse desiderato. Do ponto de vista metodológico foram marcantes foram os métodos racionais dedutivo que parte do raciocínio geral para o particular e o indutivo que vai das particularidades embocando nas generalizações. Tivemos algumas comparações e em alta consideração o histórico-lógico. Os resultados se concretizam partindo das três abordagens: 1. Ponto de partida da percepção da democracia, onde se evidenciam conceitos importantes para efectivação dessa realidade; 2. Lembrar Lincoln, Churchill, Schumpeter…, onde se apontam pontos de vista diferentes mas que levam a perceber concretamente o que é a realidade democrática na vida do dia-a-dia; 3. Angola democrática, onde se procura fazer uma pequena incursão na história de Angola que a partir de 1991 fez a sua opção para o sistema político que procura ter a soberania na vontade do povo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Andrade, J. P. (2008). “O processo de transição em Angola”,enquadramento regional e internacional. Em Vidal, N & Andrade, J. Sociedade civil e política em Angola. Enquadramento regional e internacional (pp. 41-52). Luanda e Lisboa : Firmamento.

Bobbio, N. (1995). Il futuro della democrazia. Torino: Einaudi.

Bobbio, N. (2015). Democracia e segredo. São Paulo: Unesp.

Buonomo, V. (1997). I diritti umani nelle relazioni internazionali: la normativa e la prassi delle Nazioni Unite . Roma: Pontificia Università Lateranense.

Coelho, L. L. (2020). O respeito pela democracia. Acesso em 14 de 4 de 2024, disponível em In https://www.oab.org.br/publicacoes/detartigo/146

Costa, J. C., & Figueiredo, E. H. L. (2019). O estudo crítico de Joseph Schumpeter sobre a democracia contemporânea: Breves considerações. Revista Caribena de Ciências Sociales, Septiembre -ISSN: 2254-7630.

Del Negri, A. (2020). Uma reflexão sobre a democracia. Acesso em 14 de 4 de 2024, disponível em Disponível em https://www.conjur.com.br/2020-jun-13/diario-classe-reflexao-democracia

Filho, A. P. (2018). Teoria contemporânea da democracia: as visões de Schumpeter e Dahl, (pdf). Acesso em 19 de 05 de 2024, disponível em https://www.passeidireto.com/arquivo/49205293/teoria-contemporanea-da-democracia-as-visoes-de-schumpeter-e-dahl

Hilário, E. C. (2014). A institucionalização das autarquias em Angola: análise dos pressupostos constitucionais . Luanda: Edições de Angola.

Jay, A. (1999). Dictionary of political quotations. Oxford: Oxford University Press.

Lo Presti, A. (2011). “L’idea di fraternità e il debattito attuale sui fondamenti della democrazia”. Seminario “Fraternidad, Democracia e Instituciones”. Pontificia Universidad Católica de Chile.

Pestana, N. (2011). Relatório social de Angola 2010, Centro de Estudos de Investigação Científica. Luanda: Universidade de Angola,.

República de Angola. (2000). Lei de Revisão Constitucional (Colecção Faculdade de Direito – UAN). Luanda: Lito Tipo.

República de Angola. (2010). Constituição da República de Angola. Luanda: Imprensa Nacional.

Sanches, E., Serra-Silva, S. P., & Boio, D. (2020). O desenvolvimento da democracia em angola: a perceção dos especialistas. Policy Brief . Lisboa : Observatório da Qualidade da Democracia, Instituto de Ciências Sociais.

Sartori, G. (1992). “Democrazia” . Em Enciclopedia delle scienze sociali (Vol. 2, p. N.A). Roma: Instituto della Enciclopedia Italiana.

Sartori, G. (1994). A teoria da democracia revisitada (Vol. I). São Paulo: Ática.

Sartori, G. (2000). Democrazia: cosa è (5ª ed.). Milano: Il Mulino, Superbur Saggi.

Sartori, G. (2020). La democrazia in trenta lezioni. Milano: Mondatori.

Schumpeter, J. A. (1984). Capitalismo, Socialismo e Democracia. . Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Sen, A. (2010). La democrazia degli altri. Perché la libertà non è un’invenzione dell’Occidente. Milano: Mondatori.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Vieira, A. (2024). O desafio da democracia. Revista Angolana De Ciencias, 6(1), e060105. https://doi.org/10.54580/R0601.05

Artigos Similares

11-20 de 140

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.