A Química contextualizada no processo ensino-aprendizagem a partir da dimensão ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54580/R0502.17

Palavras-chave:

química, ensino-aprendizagem, desenvolvimento sustentável, contextualização

Resumo

A contextualização didáctica como alternativa para o direccionamento do processo ensino-aprendizagem de Química, a partir da dimensão ambiental no processo de formação inicial da Pós-Graduação em Educação Química é essencial na aquisição de conhecimentos, habilidades e valores para o meio ambiente, aspecto que deve ser fortalecido a partir do curso electivo. A flexibilidade do currículo E promove esse propósito. No entanto, a aplicação de métodos teóricos e empíricos de pesquisa mostram que ainda há dificuldades na integração para esse propósito das disciplinas, reflectindo na falta de solidez do conhecimento ambiental nos alunos. O objectivo desta pesquisa é socializar os resultados da implementação da disciplina de Química e Educação Ambiental em diferentes contextos no curso optativo, dentro das transformações na carreira; suas tendências e sua evolução histórica é de vital importância para enfrentar com sucesso os desafios que a sociedade impõe. Nesse sentido, ganha significado a contextualização desse processo, a partir da coerência e efectividade das interacções que se articulam no contexto de ensino-aprendizagem. Apresenta-se o diagnóstico do estado actual do processo ensino-aprendizagem contextualizado de Química a partir da dimensão ambiental, com a reflexão dos referenciais teóricos que servem de suporte ao processo ensino-aprendizagem deste conteúdo para a implementação proposta. A sua implementação tem permitido aos professores em formação desta carreira, o desenvolvimento de processos educativos onde desenvolvem práticas laborais.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Abreu Arencibia, M., Páez Rodríguez , B., & Iglesia Pérez, C. M. (2023). A Química contextualizada no processo ensino-aprendizagem a partir da dimensão ambiental. Revista Angolana De Ciencias, 5(2), e050217. https://doi.org/10.54580/R0502.17

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