Aplicação do EPOSTL no contexto angolano de formação inicial de professores
Resumo
Este artigo apresenta os resultados da experimentação do European Portfolio for Student Teachers of Languages (EPOSTL) no contexto do ensino superior angolano, refletindo sobre a sua eficácia na prática pedagógica da formação inicial de professores de língua inglesa. A pesquisa durou um semestre lectivo e a amostra compreendeu 40 estudantes que foram submetidos a um questionário. Os 15 estudantes mais destacados em termos de informações por eles fornecidas foram ainda submetidos a entrevistas semiestruturadas com a finalidade de aprofundar e pormenorizar tais informações. Os resultados do inquérito demonstram que cerca de dois terços dos participantes (63%) encaram positivamente o uso do portfólio na formação de professores de inglês em Angola, declarando que ele ajuda a refletir sistematicamente sobre as práticas pedagógicas e promove aprendizagem autónoma. Grandes porções dos participantes indicam como categorias mais relevantes para refletir as práticas, o Lesson Planning (75%), o Resources (68%) e o Conducting a Lesson (63%). No computo geral, mais de 50% dos estudantes concorda completamente, afirmando que este instrumento é compatível com a realidade angolana, enquanto que 88% dos entrevistados recomenda a utilização do portefólio. Isto demonstra que o EPOSTL contribui na promoção da reflexão e da autonomia na formação inicial de professores em Angola, um contexto que geralmente privilegia abordagens tradicionais de ensino no sentido de pura memorização e autoritarismo.
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