Tratamento dos teoremas do valor médio em Análise Matemática I

Palavras-chave: Tratamento de teoremas, Teoremas do valor médio, estratégia didáctica

Resumo

Os teoremas fazem parte de um conjunto de ferramentas que têm-se mostrado mais eficiente na construção e desenvolvimento da capacidade de raciocinar logicamente dos estudantes. Geralmente, eles expressam as relações entre os conceitos definidos e requerem, como condição necessária, não só um tratamento adequado dos conceitos que estão relacionados entre si, como também da preparação da via para a sua a obtenção do teorema, que passam pela busca da demonstração e a representação da sua demonstração, factores preponderantes para a assimilação do respectivo teorema. Contudo, no 1º ano do curso de Ensino da Matemática do ISCED-Huambo, o modo como são constituídos os procedimentos de demonstrações dos teoremas matemáticos, em geral, e dos teoremas do valor médio, em particular, apresenta algumas insuficiências. Assim, em função destas insuficiências, a presente pesquisa preocupou-se em como melhorar o processo de ensino-aprendizagem do tratamento de teoremas do valor médio. Por meio de uma sistematização, foi possível fundamentar o objecto de estudo e também o campo de acção. Os instrumentos aplicados permitiram constatar a insuficiência e serviram de base para a elaboração de uma estratégia didáctica para o tratamento de teoremas do valor médio na cadeira de Análise Matemática I no 1º ano do curso de Ensino da Matemática do ISCED-Huambo.

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REFERENCIAS LEGISLATIVAS

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Publicado
2020-05-15
Como Citar
Fernando, E. F. da C. (2020). Tratamento dos teoremas do valor médio em Análise Matemática I. RAC: Revista Angolana De Ciências, 2(1), 56-77. Obtido de http://publicacoes.scientia.co.ao/ojs2/index.php/rac/article/view/50
Secção
Artigos