A Pedagogia da Diversidade. Perspectivas atuais

Palavras-chave: Pedagogia, Pedagogia da Diversidade, Inclusão, Diversidade

Resumo

O século XXI também alcançou movimentos de ideias, que não se tornaram tendências, e que se juntam às que foram mencionadas acima, tais como: construtivismo (de diferentes nuances), holismo ambiental, pensamento complexo, pedagogia crítica (com suas variantes) e a chamada pedagogia da diversidade, entre outras polêmicas, que oferecemos neste estudo para análise crítica pela comunidade pedagógica nacional e internacional. Para enfrentá-lo, têm sido utilizados com um conjunto de métodos de pesquisa macrossocial e microssocial com ênfase nos qualitativos, favorecidos de seus procedimentos metodológicos e de investigação científica. O estudo reflete sobre o papel da Pedagogia da Diversidade como elemento unificador da inclusão educacional para enfrentar as mudanças que estão vindo na formação de profissionais exigidos pelo século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Chávez, J. y Pérez, L. (2015): Fundamentos de pedagogía general, parte I, Texto para la carrera de Pedagogía- Psicología. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Chávez, J. y Pérez, L. (2018): Antología de grandes pedagogos cubanos. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Comenio, J. (1998). Didáctica Magna. Octava edición. México: Editorial Porrúa.

De Saint-Exupéry, A. (1943). El principito. Costa Rica: Editorial digital.

Martí, J. (1883). Escuela de electricidad. Tomo.28. Nueva York: Editorial La América.

Pérez L. y colaboradores (2012). Naturaleza y alcance de la Pedagogía cubana. Reflexiones y debates actuales Editorial Pueblo y Educación.

Tedesco, I. (1995). El nuevo pacto educativo, educación, competitividad y ciudadanía. Madrid: Editorial Anaya.

Unesco. (2022). Educación inclusiva. https://www.unesco.org/es/education/inclusion/need-know
Publicado
2023-03-30
Como Citar
da Silva, D. D., Pérez Lemus, L., & González Martínez, M. de la C. (2023). A Pedagogia da Diversidade. Perspectivas atuais . RAC: Revista Angolana De Ciências, 5(1), e050105. https://doi.org/10.54580/R0501.05

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)