Caracterização dos instrumentos de avaliação das aprendizagens dos estudantes do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
Resumo
Este trabalho tem como objectivo caracterizar os instrumentos de avaliação das aprendizagens dos estudantes do ISCED-Huambo, identificando modelos instrumentais de avaliação, para o melhoramento desse processo na instituição em referência. A partir do objectivo proposto, abordou-se primeiramente sobre os aspectos relacionados com aprendizagem, avaliação das aprendizagens, caracterização dos instrumentos de avaliação das aprendizagens, para aferir a qualidade do processo formativo institucional. De seguida, a abordagem reflectiu-se na fundamentação metodológica onde foram tratados e aplicados diversos métodos teóricos e empíricos, que serviram para identificar diferentes formas de avaliação. A análise e interpretação dos resultados foram feitas a partir dos dados recolhidos dos professores, do corpo directivo por meio do questionário e também outros dados recolhidos a partir da análise documental. Através da caracterização dos instrumentos de avaliação elaborou-se algumas sugestões com vista a provocar reflexões por parte dos professores, acerca da escolha adequada do instrumento de avaliação. Este trabalho longe de ser definitivamente conclusivo e não tendo a pretensão de esgotar um assunto tão amplo, muito menos discutir todos os instrumentos de avaliação, constitui uma contribuição para o trabalho do professor em sala de aula. Sugere-se portanto, a necessidade de se trabalhar com base na diversificação dos instrumentos de avaliação, que possibilite ao estudante a aquisição de uma aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
Arredondo, S. C., & Diago, J. C. (2009). Avaliaçao educacional e promoção escolar. 20ª ed. São Paulo: Curitiba: Editora Ibpex Ltda
Arredondo, S. C., & Diago, J. C. (2009). Práticas de avaliação educacional - materiais e instrumentos. 20ª ed. São Paulo: Curitiba: Editora Ibpex Ltda
Both, I. J. (2008). Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2ª ed. Curitiba: Ibpex.
Dupont, P., & Ossandon, M. (1998). A Pedagogia Universitária. Portugal: Coimbra Editora Lda.
García, A. B. (1998). Métodos y técnicas cualitativas en investigación en geografía social. 6ª ed. Barcelona: Oikos-Tau.
Haydt, R. C. (2008). Avaliação do processo Ensino-Aprendizagem. São Paulo. Brasil: editora Ática.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo-Rio Grande do Sul-Brazil: Universidade Feevale.
Vasconcellos, C. d. (2003). Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança - por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad.
Direitos de Autor (c) 2020 Augusto Joaquim Vicente

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.